Representações da mulata e do branco no conto “Um especialista”, de Lima Barreto

Autores/as

  • Maricélia Nunes dos Santos Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UNIOESTE. Professora Assistente A da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X17139

Resumen

Este artigo consiste em estudo do conto “Um especialista”, publicado no livro Clara dos Anjos (1969), de Lima Barreto. Tem-se por objetivo analisar como se dá a representação do homem branco e da mulher mulata e entender a relação que se estabelece entre ambos. Para embasamento teórico, recorrer-se-á a Freyre (2004) e Holanda (1995), cujos estudos são de grande contribuição para o entendimento da organização social do Brasil, bem como a Queiroz Junior (1975), que apresenta interessante trabalho acerca das representações da mulata na literatura brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maricélia Nunes dos Santos, Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UNIOESTE. Professora Assistente A da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA.

Graduada em Letras (Português/Espanhol) pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UNIOESTE. Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UNIOESTE. Docente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Membro do Grupo de pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens.

Publicado

2014-12-14

Cómo citar

Nunes dos Santos, M. (2014). Representações da mulata e do branco no conto “Um especialista”, de Lima Barreto. Literatura E Autoritarismo, (24). https://doi.org/10.5902/1679849X17139