O Paraguai de meados do século XX e as feridas da violência na narrativa curta de Augusto Roa Bastos

Autores/as

  • Juliana Terra Morosino UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • João Luis Pereira Ourique UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X12981

Resumen

O presente artigo expõe uma leitura sobre o Paraguai marcado pela violência, e que representado pela literatura de Augusto Roa Bastos, mais especificamente na obra El trueno entre las hojas (1953) interroga o sistema político-social do país na tentativa de reagir contra o sistema autoritário de meados do século XX. Sustentado pela Teoria Crítica da Sociedade e pela Crítica Literária Latino-americana, apresenta um estudo sobre o sujeito paraguaio e a constituição de obras literárias que, compostas em meio à intensa repressão política, desobedecem ao discurso oficial, expressando um contexto totalitário visto e vivido pelo autor exilado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Terra Morosino, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Professora Substituta na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na área de Língua Espanhola, professora Pesquisadora UAB - UFPel, curso de Licenciatura em Língua Espanhola nas disciplinas de Língua Espanhola e Literaturas hispânicas. Mestranda em Literatura Comparada pelo Programa de Pós Graduação em Letras - Mestrado UFPel. Licenciada em Letras Português/Espanhol e respectivas Literaturas. Pesquisadora da área de Literatura no Grupo ÍCARO (Interdisciplinaridade, Crítica ao autoritarismo, Regionalidade e Oralidade), em que desenvolve suas investigações na linha Literatura e Crítica Social.

João Luis Pereira Ourique, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Possui graduação em Letras Português Inglês pelo Centro Universitário Franciscano (1998), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e estágio de pós-doutorado realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, líder do Grupo de Pesquisa CNPq ÍCARO (UFPel) e pesquisador dos Grupos de Pesquisa CNPq Literatura e Autoritarismo (UFSM) e Formação Cultural, Hermenêutica e Educação UFSM).

Publicado

2014-04-30

Cómo citar

Morosino, J. T., & Ourique, J. L. P. (2014). O Paraguai de meados do século XX e as feridas da violência na narrativa curta de Augusto Roa Bastos. Literatura E Autoritarismo, (22). https://doi.org/10.5902/1679849X12981

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4 5 > >>