La guillotine projetée sur scène: Les liaisons dangereuses (1982) de Laclos revisitées par Christopher Hampton dans l’Angleterre de Margareth Thatcher
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X9616Abstract
A releitura teatral de As relações perigosas (1782) de autoria de Christopher Hampton assume um significado específico no contexto histórico da Grã-Bretanha dos anos 1980. O dramaturgo inglês toma posição diante da política de um liberalismo econômico, que provocou fortes tensões sociais, ao operar uma ousada modificação na intriga do romance: trata-se de uma punição infligida ao personagem de Madame de Merteuil, que não resulta dos conflitos de vaidade e da disputa de poder entre os libertinos, mas pelas circunstâncias de um momento histórico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).