Sob os véus do anonimato e da violência humana: Anônima: uma mulher em Berlim
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X74764Keywords:
Anônima, Holocaust. Power, Sexual abuse, ViolenceAbstract
Este artigo objetiva analisar o diário de Anônima: uma mulher em Berlim, sob a perspectiva da violência e da assimetria de poder entre homens e mulheres durante a Segunda Guerra Mundial. Este diário detém-se em narrar a saga da protagonista e autora do texto, a qual não tem seu nome, em momento algum, revelado na narrativa, tampouco das companheiras que estiveram dispostas a mesma situação de subserviência e deleite masculino, através da força. O texto que prima pelo anonimato em virtude da vergonha, fruto da violência e abuso sexual sofrido pelas mulheres durante a invasão dos russos em Berlim.
Downloads
References
ANÔNIMA. Uma mulher em Berlim - Diário dos últimos dias de guerra 20/04/1945 a 22/06/1945. Rio de Janeiro: Record, 2008.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989. Obras Escolhidas; v. 3.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. SP: Vértice, 1990.
MICHAUD, Yves. A violência. São Paulo: Ática S.A., 1989.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de narratologia.
SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.). História, memória e literatura: O Testemunho na era das Catástrofes. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).