Espelhos, de Walter Benjamin, e Brasília, de Clarice Lispector: a cidade e o olhar

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X74944

Schlagworte:

Cidade, Modernidade, Espelho, Percepção

Abstract

O trabalho tem como objetivo discutir a percepção da cidade moderna a partir da análise conjunta do texto Espelhos, de Walter Benjamin, e da crônica Brasília, de Clarice Lispector. No texto analisado, Walter Benjamin discorre a respeito da profusão de espelhos na cidade de Paris, relacionando sua presença a ilusões óticas acerca dos espaços citadinos. Para o filósofo, os espelhos funcionam como instrumento para que haja um completo abalo da percepção do indivíduo, através da dissolução dos limites entre o real e o ilusório e do aprofundamento dos espaços. As considerações de Benjamin em torno do objeto espelho vêm ao encontro de suas teorias sobre a modernidade e o choque, além de se relacionarem ao conceito de fantasmagoria, conforme proposto por Theodor Adorno. A cidade, um dos temas mais caros ao frankfurtiano, é tema de crônica de Clarice Lispector, Brasília, parte da coletânea Para não esquecer, em que a autora descreve, perplexa, suas impressões sobre o local. Carregado de negatividade, o texto Brasília se presta a análises benjaminianas, constituindo matéria exemplar para o estudo da percepção do indivíduo no contexto moderno e da predominância do aspecto imagético no ambiente urbano. Dessa forma, tanto o texto de Walter Benjamin quanto o de Clarice Lispector convergem para um entendimento da cidade a partir do olhar. O trabalho centra-se, assim, no exame desta temática no referido texto de Walter Benjamin, análise que será pontuada pelo estudo da crônica de Clarice Lispector.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Gabriela Ruggiero Nor, Universidade de São Paulo

Mestranda em Literatura Brasileira pela FFLCH-USP

Literaturhinweise

ADORNO, Theodor. In Search of Wagner. Londres: Verso, 2005.

_____. Teoria Estética. Lisboa: Edições 70, 1970.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In.: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

______. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989.

______. Espelhos. In.: Passagens. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

BOSI, Alfredo. A Fenomenologia do olhar. In.: NOVAES, Adauto (org). O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

LISPECTOR, Clarice. Brasília. In.: Para não esquecer. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Veröffentlicht

2023-07-06

Zitationsvorschlag

Nor, G. R. (2023). Espelhos, de Walter Benjamin, e Brasília, de Clarice Lispector: a cidade e o olhar. Literatura E Autoritarismo, (5). https://doi.org/10.5902/1679849X74944