Memória e história em "De amor e de sombras": revisando um filme de Betty Kaplan
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X73937Schlagworte:
História, Memória, De amor e de sombrasAbstract
O propósito do presente trabalho é refletir sobre os conceitos de memória e de história no filme De amor e de sombras (1993), de Betty Kaplan. Tomando como base o contexto político chileno dos anos 1970 e 1980, procura-se avaliar o modo como a película em questão é uma representação das situações de repressão do momento, procurando, com isso, dar um novo sentido para a história através do papel da memória.
Downloads
Literaturhinweise
De amor e de sombras. Direção de Betty Kaplan. Roteiro de Donald Freed. Versátil, Argentina-Espanha [País de origem: Estados Unidos], 110 min., 1993.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer. In: ____. Obras psicológicas completas. Trad. Jayme Salomão e Christiano M. Oiticica. Rio de Janeiro: Imago, 1976. Vol. XVIII.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Memória e libertação. In: ____. Walter Benjamin: os cacos da história. São Paulo: Brasiliense, 1982.
HARTMAN, Geoffrey. Holocausto, testemunho, arte e trauma. In: NESTROVSKI, Arthur; SELIGMANN-SILVA, Márcio (Orgs.). Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000.
HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). Trad. Marcos Santarrita. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. Irene Ferreira et al. Campinas: Unicamp, 1992.
NESTROVSKI, Arthur. Vozes de crianças. In: ____; SELIGMANN-SILVA, Márcio (Orgs.). Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000.
RICHARD, Nelly. Intervenções críticas: arte, cultura, gênero e política. Trad. Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.). História, memória, literatura: o testemunho na Era das Catástrofes. Campinas: Unicamp, 2003.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).