Representações acerca do estrangeiro e da cidade interiorana em Limite Branco, de Caio Fernando Abreu

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X73896

Schlagworte:

Caio Fernando Abreu, Estrangeiro, Metrópole, Passo de Guanxuma

Abstract

Limite branco foi o primeiro romance escrito por Caio Fernando Abreu. Nessa obra, é estabelecida uma relação entre a mudança de cidade e a passagem de tempo para o protagonista. A passagem da infância para a adolescência está relacionada com a mudança de Passo da Guanxuma para Porto Alegre. A ruptura com a cidade pequena, associada ao abandono do ambiente familiar, permite o ingresso em outra atmosfera, menos ingênua e, pretensamente, adulta marcada pela ida para a cidade grande. A idade adulta, assim, está vinculada ao ingresso na grande metrópole: o Rio de Janeiro, destacando mais uma fase de amadurecimento do protagonista. Nesse trabalho, abordou-se a questão do estrangeiro, daquele que se desloca de um lugar para outro e que apresenta dificuldades para adaptar-se ao novo espaço, e a representação que a cidade de Passo da Guanxuma assume no romance analisado, enquanto cidade pequena associada à infância.

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Autor/innen-Biografie

Ana Paula Cantarelli, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2009-07-01

Zitationsvorschlag

Cantarelli, A. P. (2009). Representações acerca do estrangeiro e da cidade interiorana em Limite Branco, de Caio Fernando Abreu. Literatura E Autoritarismo, (14), 47–57. https://doi.org/10.5902/1679849X73896

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