A memória e a identidade em História de um pescador de Inglês de Sousa
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X35025Schlagworte:
Literatura paraense, Memória, Identidade, AmazôniaAbstract
A obra de Inglês de Sousa é muito valorizada dentro da literatura paraense por ser um belo e fiel registro da Amazônia do século XIX, de seu povo e de suas memórias. Tendo em conta que, em maior ou menor grau, a vivência do autor na região do Baixo Amazonas, onde nasceu, serviu de suporte para a elaboração de seus romances e contos, além, evidentemente, das memórias de seus familiares, propomos analisar a memória e a identidade na vida e na obra do autor em questão. Dentro da sua literatura também há o forte apelo identitário e memorístico, como se observa nos personagens José e Gonçalo, presentes na obra História de um pescador, através dos quais é feita uma análise de tais aspectos. Com base teórica em Le Goff (1996), Assmann (2011) e Ricoeur (2007), a constatação é que estudos neste sentido, podem promover, tanto através de uma análise dos personagens da obra, como do autor e seu contexto, um resgate da memória e da identidade de um povo que teve pouca oportunidade de se expressar e se perpetuar, em uma Amazônia marcada pela exploração.
Downloads
Literaturhinweise
AMAZONAS, Lourenço. Simá – Romance histórico do alto Amazonas. 1ª Ed. Pernambuco: Tipografia F.C. de Lemos e Silva, 1857.
ASSMANN, Aleida. Espaços da Recordação: formas e transformações da memória cultural. Tradução de Paulo Soethe. Campinas: UNICAMP, 2011.
BARRETO, Mauro. O romance da vida amazônica: uma leitura socioantropológica da obra literária de Inglês de Sousa. Presidente Venceslau: Letras à margem, 2003.
CANDAU, Jöel. Antropologia da memória. Lisboa: Instituo Piaget, 2005.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução: Bernardo Leitão. 4ª ed. Campinas: UNICAMP, 1996.
NEIDE, Gondim. A invenção da Amazônia. Manaus: Editora Valer, 2007.
MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução: Alain François. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.
ROSSI, Paolo. O passado, a memória, o esquecimento. Seis ensaios da história das ideias. Tradução: Nilson Moulin. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
SALLES, Vicente. “Introdução”. In: História de um pescador (Cenas da vida no Amazonas). 2ª ed. Belém: SECULT, 1990.
SOUSA, Inglês de Sousa. História de um pescador (Cenas da vida no Amazonas). 2ª ed. Belém: SECULT, 1990.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).