O autoritarismo e a violência em O rei branco, de György Dragomán

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X32212

Schlagworte:

Autoritarismo, Violência, György Dragomán, O rei branco

Abstract

Este artigo consiste em uma análise da obra O rei branco, de György Dragomán, a partir dos conceitos de autoritarismo e de violência, a fim de constatar como a narrativa se desenvolve em relação a essas duas temáticas. Nesse sentido, são consideradas as definições de “autoritarismo” e “violência” presentes no Dicionário de Política, de Bobbio el al. (1998), bem como a  reflexão teórica e alegórica de Wolfgang Sofsky no Tratado sobre la violencia (2006). Além disso, são também analisadas as referências históricas utilizadas na construção ficcional da narrativa, a fim de compreender as especificidades do regime autoritário e violento mencionado na obra. Desta forma, a presente análise demonstra a centralidade dos conceitos de autoritarismo e de violência em O rei branco, sendo determinantes, não apenas para o desenvolvimento do enredo, como também para a transformação do narrador-personagem: Dzsátá.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Jildonei Lazzaretti, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestrando em Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Adriana Claudia Martins, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); doutoranda em Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); e mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCpel).

Literaturhinweise

APPLEBAUM, A. Gulag: uma história dos campos de prisioneiros soviéticos. Trad. Mário Vilela e Ibraíma Dafonte. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

BOBBIO et al. Dicionário de Política. Trad. João Ferreira et al. 11. ed. Brasília: UnB, 1998.

DRAGOMÁN, G. O rei branco. Trad. Paulo Schiller. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009.

JUDT, T. Pós-guerra: uma história da Europa desde 1945. Trad. José Roberto O’Shea; rev. Marta Miranda O’Shea. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

SOFSKY, W. Tratado sobre la violencia. Trad. Joaquín Chamorro Mielke. Madrid: Abada Editores, 2006.

Veröffentlicht

2019-01-31

Zitationsvorschlag

Lazzaretti, J., & Martins, A. C. (2019). O autoritarismo e a violência em O rei branco, de György Dragomán. Literatura E Autoritarismo, (32). https://doi.org/10.5902/1679849X32212