Análise do discurso pedagógico literário: a manipulação dos manuais didáticos e ideologias

Autores

  • Filipe Moreira

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X30659

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Manuais, Ideologia

Resumo

O objetivo desta análise não é criticar os livros didáticos demasiadamente já criticados, mas refletir sobre o caráter discursivo ideológico presente nos manuais para o ensino de literatura, cuja apreciação deve se constituir, segundo nossa defesa, como arte que proporciona primeiramente prazer a quem a desfruta. Assim, portanto, sugerir, caso sejam necessárias, mudanças na abordagem do ensino, a fim de que o próprio manual possua um discurso sedutor, que agregue, e não doutrinário, que afasta nossos alunos da leitura literária. Para isso tomamos como objeto de análise para este artigo o catálogo do PNLEM/2005 - o texto que norteia os autores de livros didáticos para suas composições de reescritura dos conceitos literários. Analisaremos, brevemente, a apresentação e a resenha do manual Novas Palavras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. 2. ed. São Paulo: Ars Poetica, 1995.

AMARAL, Emília; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo; ANTÔNIO, Severino. Novas Palavras, Português – Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: FDT, 2003.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. J. Guinsburg. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.

BATISTA, Antônio Augusto G. Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad.: Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

EAGLETON, J. Teoria da Literatura - Uma Introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

FOUCALT, Michel. A ordem do discurso. Trad.: Laura Fraga. 7. ed. São Paulo, Loyola, 2001.

FIORIN, J. L. Linguagem e ideologia. 8. ed. São Paulo: Ática, 2005.

LAJOLO, M. P. Teoria da literatura moderna e ensino de literatura no segundo grau do curso secundário brasileiro. São Paulo: Dissertação de mestrado, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP, 1975.

LEFEVERE, André. Tradução, Reescrita e Manipulação da Fama Literária. Trad. Claudia Matos Seligmann. Bauru, SP: Edusc, 2007.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do desing e da comunicação. Trad.: Raquel Abi-Sâmara. São Paulo, Cosac Nalfy, 2007.

MARCUSCHI, L.A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MEC, SEMTEC, FNDE. Catálogo do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio: PNLEM/2005 : Língua Portuguesa / [coordenação Egon de Oliveira Rangel]. Brasília : 2004. Disponível em: www.fnde.gov.br/...livrodidatico/...guialivrodidaticopnlem2006mg/...

WALTI, Ivete; PAULINO, Graça (org). Teoria da literatura na escola: atualização para professores de I e II graus. Belo Horizonte: UFMG/FALE/Departamento de Semiótica e Teoria da Literatura, 1992.

VIEIRA, Alice. O prazer do texto: perspectivas para o ensino de literatura. São Paulo: EPU, 1989.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

Moreira, F. (2012). Análise do discurso pedagógico literário: a manipulação dos manuais didáticos e ideologias. Literatura E Autoritarismo, (20). https://doi.org/10.5902/1679849X30659