Nas tessituras da emergente literatura romani (cigana): subalternidade, gênero e identidade em questão.

Autor/innen

  • Paula Soria Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X22562

Abstract

Resumo:

Esse texto almeja discutir a literatura romani como um lugar de desconstrução: da identidade étnica “violada”, da masculinidade hegemônica interna e da dupla subalternização da romi (cigana).

 

Abstract:

 

This text aims to discuss Romani literature as a place of deconstruction: of an ethnics identity undergoing violence, of the internal male hegemoni and the double subaltenrnization of the romi (gipsy woman). 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Paula Soria, Universidade de Brasília - UnB

Paula Soria é doutora  e mestra em Literatura pela Universidade de Brasília - UNB. Graduada em Artes Cênicas pela UnB e Jornalismo pela Universidad de Honduras. Integrante do Grupo de Pesquisa Mnemosyne de Estudos sobre a Memória do Programa de pós-graduação do Departamento de Teoria Literária da UnB e cadastrado no CNPq . Estudiosa da literatura romani (cigana) e dos romà (ciganos), minoria étnica da qual é originária. Recentemente em 2015 foi reconhecida publicamente como a primeira mulher cigana a ter um doutorado na América Latina , rompendo com padrões culturais internos  que não permitem às mulheres  estudar  ou continuarem os estudos. Ganhou por duas vezes o Premio Culturas Ciganas (MinC) com propostas sobre o resgate da memória e identidade romani (cigana). Pesquisa na área de literatura de minorias, representações, identidade, memória e estudos culturais.

Veröffentlicht

2016-09-09

Zitationsvorschlag

Soria, P. (2016). Nas tessituras da emergente literatura romani (cigana): subalternidade, gênero e identidade em questão. Literatura E Autoritarismo, (27). https://doi.org/10.5902/1679849X22562