Intervenções na esfera pública: que tipo de pornografia desestabiliza uma recepção conservadora?

Autores

  • Fernanda Pires Alvarenga Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X75302

Palavras-chave:

Consumo midiático, Espaço público, Recepção, Democracia

Resumo

Este trabalho propõe pensar a recepção de obras de arte e literárias a partir do pressuposto de que o senso comum institui um público conservador, pouco dialético e propenso a reações de censura. Busca também avaliar estratégias de intervenção no espaço público a partir do uso de temas considerados eróticos ou pornográficos, que desestabilizariam a recepção convencional. Procuramos diferenciar obras que são aceitas no consumo privado e outras que deslocam o debate para a esfera pública. Para tanto, valemo-nos de uma leitura aproximativa do quadro A origem do mundo, de Gustave Courbet, e do livro de poemas Cosmologia do impreciso, de Oswaldo Martins. Tais obras, apesar da distância no tempo, provocaram recentes reações de censura e debate público, tanto no fórum virtual, com a suspensão da conta do Facebook do artista dinamarquês Frode Steinicke, quanto na vida pública, com a demissão do poeta e professor de uma das escolas em que trabalhava.

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Biografia do Autor

Fernanda Pires Alvarenga Fernandes

Doutoranda no PPG Letras Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Referências

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Publicado

2012-09-01

Como Citar

Fernandes, F. P. A. . (2012). Intervenções na esfera pública: que tipo de pornografia desestabiliza uma recepção conservadora?. Literatura E Autoritarismo, (9), 51–68. https://doi.org/10.5902/1679849X75302