Intervenções na esfera pública: que tipo de pornografia desestabiliza uma recepção conservadora?
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X75302Palavras-chave:
Consumo midiático, Espaço público, Recepção, DemocraciaResumo
Este trabalho propõe pensar a recepção de obras de arte e literárias a partir do pressuposto de que o senso comum institui um público conservador, pouco dialético e propenso a reações de censura. Busca também avaliar estratégias de intervenção no espaço público a partir do uso de temas considerados eróticos ou pornográficos, que desestabilizariam a recepção convencional. Procuramos diferenciar obras que são aceitas no consumo privado e outras que deslocam o debate para a esfera pública. Para tanto, valemo-nos de uma leitura aproximativa do quadro A origem do mundo, de Gustave Courbet, e do livro de poemas Cosmologia do impreciso, de Oswaldo Martins. Tais obras, apesar da distância no tempo, provocaram recentes reações de censura e debate público, tanto no fórum virtual, com a suspensão da conta do Facebook do artista dinamarquês Frode Steinicke, quanto na vida pública, com a demissão do poeta e professor de uma das escolas em que trabalhava.
Downloads
Referências
AFP. Facebook exclui usuário que expôs obra "A Origem do Mundo", de Courbet, em seu perfil. Disponível em:
http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/afp/2011/02/16/facebook-exclui-usuariopor-expor-no-perfil-a-origem-do-mundo-de-courbet.jhtm. Acesso em: 29 dez 2011.
AUERBACH, E. “La cour et la ville”. In: LIMA, Luiz Costa (org). Teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. p.150-190
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: Gênese e estrutura do campo literário. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
CANCLINI, Néstor G. A produção simbólica: teoria e metodologia em sociologia da arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
COLI, Jorge. Rituais litúrgicos: O contemplativo e o voyeur canalha. Folha de São Paulo. São Paulo: 25 set 2011. Caderno Ilustríssima, p.6-7.
FONSECA, Rubem. Feliz ano novo. Rio de Janeiro: Agir, 2010.
FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. Trad. Jorge Coli. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na cultura. Trad. Renato Zwick. Porto Alegre: L&PM, 2010.
JAUSS, Hans R. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
LIMA, Luiz C. Arbítrio dos outros: Demissão de professor reacende debate sobre censura e revela muito sobre o estatuto da arte na sociedade de consumo. Folha de São Paulo. Caderno Mais, 5 out 2008.
MARTINS, Oswaldo. Cosmologia do impreciso. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2008.
MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Unesp, 2003.
SETOR X. Entrevista Oswaldo Martins. Disponível em:
http://www.cultura.rj.gov.br/download-documentoespaco/miolo_setorx_pronta_1314310504.pdf. Acesso em: 20 set 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).