Bodily dichotomies: performing repression and freedom in brazilian feminist hip hop

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X74663

Palavras-chave:

Hip Hop, Feminismo, Repressão corporal

Resumo

Este artigo destaca o crescente movimento feminista hip hop no Brasil. Embora as mulheres sempre tenham estado presentes na cultura hip hop, este artigo analisa dois “textos” contemporâneos que ilustram as formas como os artistas atuais estão usando o break-dance para combater a opressão de gênero. O Fórum Hip Hop Mulher de julho de 2009, realizado em São Paulo, Brasil, e o filme Antônia, de Tata Amaral, de 2006, fornecem exemplos de como as artistas femininas contemporâneas lutam para conciliar as formas como foram socializadas para representar seu gênero com a liberdade que a cultura hip hop facilita . Este artigo apresenta a “má performance” de gênero e as possibilidades para artistas disciplinados improvisarem dentro de um contexto cultural altamente disciplinado e uma cultura artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naomi P. Wood, University of Minnesota

Ph.D Candidate in Hispanic and Lusophone Literatures, Cultures, and Linguistics at the University of Minnesota, USA.

Referências

AMARAL, Tata. Antônia. 2006.

BANES, Sally. “Breaking.” Eds. Murray Forman and Mark Anthony Neal. That’s the Joint! The Hip-Hop Studies Reader. New York: Routledge, 2004.

DESMOND, Jane. Dancing Desires: Choreographing Sexualities on and off the Stage. Madison: University of Wisconsin Press, 2001.

GOLDBARG, Pablo. “Interview with Tata Amaral.” Cinesaste. 33.1 (Winter, 2007), on- line only. http://www.cineaste.com/articles/an-interview-with-tata- amaral.htm

HOLLOWS, Joanne. Feminism, femininity and popular culture. New York: Manchester University Press, 2000.

PARDUE, Derek. Ideoloies of Marginality in Brazilian Hip Hop. New York: Palgrave MacMillan, 2008.

POUGH, Gwendolyn. Check it While I Wreck it: Black Womanhood, Hip-Hop Culture, and the Public Sphere. Boston: Northeastern University Press, 2004.

QUEEN, Tiely. “Impressões, Críticas, Cartas e Afins Sobre o 1o Encontro Hip Hop Mulher”. August, 2009.

YUDICE, George. “Parlaying Culture into Social Justice.” Social Text. (Winter 2001) 19.4: 53-65.

Downloads

Publicado

2009-12-10

Como Citar

Wood, N. P. (2009). Bodily dichotomies: performing repression and freedom in brazilian feminist hip hop. Literatura E Autoritarismo, (2), e8. https://doi.org/10.5902/1679849X74663