A materialização da vulnerabilidade humana através de imagens
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X74001Palavras-chave:
Fotografia, Fotojornalismo, Denúncia Social, Holocausto Brasileiro, Movimento AntimanicomialResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar como a produção e a divulgação de imagens que expõem a violência e a degradação humana podem ser utilizadas como denúncia social e contribuir para transformar a realidade de pessoas apagadas socialmente. A pesquisa apoia-se no livro-reportagem O Holocausto Brasileiro, publicado em 2015, pela jornalista Daniela Arbex, que apresenta uma reportagem investigativa sobre o hospital psiquiátrico da cidade de Barbacena, estado de Minas Gerais, conhecido como O Colônia, que, após quase oitenta anos utilizando de tratamentos desumanos, passa por uma reforma na psiquiatria devido a um movimento antimanicomial incentivado através da exposição de imagens nos meios de comunicação. O resgate da história do hospital psiquiátrico está em diálogo a teorias sobre o conceito e a prática ética da fotografia, tais como: Cartier-Bresson, e o instante decisivo; Sontag (2003), e a fotografia como denúncia; Kossoy (2001), e a eternização do tempo através da fotografia.
Downloads
Referências
ARBEX, Daniela. Holocausto Brasileiro. São Paulo: Geração, 2013. Formato digital. Disponível em: https://lelivros.love/book/download-holocausto-brasileiro-daniela-arbex-em-epub-mobi-e-pdf/. Acesso em 27 de jul. 2021.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Holocausto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2012.
BRIZUELA, Natalia. Depois da fotografia: uma literatura fora de si / Natalia Brizuela; tradução Carlos Nougué. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2014.
CARTIER-BRESSON, Henri. O momento decisivo. O imaginário segundo a natureza. Trad. Renato Aguiar. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
EM NOME DA RAZÃO. Direção de Helvécio Ratton, Produção: Tarcísio Vidigal, Fotografia: Dileny Campos, Ass. Fotografia: Maria Amélia Palhares, Montagem: José Tavares de Barros, Ass. Montagem: João Fernando Motta, Som: Evandro Lemos, Texto: Antônio Simone e Helvécio Ratton, Narração: Roberto Marcondes. Produção de Helvécio Ratton. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cvjyjwI4G9c. Acesso em: 27 de jul. 2021.
HOLOCAUSTO Brasileiro. Direção de Daniela Arbex, Armando Mendz. Produção de Roberto Rios, Maria Ângela de Jesus, Paula Belchior, Patrícia Carvalho, Alessandro Arbex e Daniela Arbex. Roteiro: Daniela Arbex. Barbacena. Produção: HBO, 2016. (90 min.). Baseado no Livro Holocausto Brasileiro de Daniela Arbex. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y6yxGzlXRVg. Acesso em: 27 de jul. 2020.
KOSSOY, Boris. Fotografia & História / Boris Kossoy. – 2. Ed. rev. – São Paulo: Ateliê Editorial, 2001;
KOSSOY, Boris. Realidade e ficções na trama fotográfica. 3. ed. rev. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
MIRANDA, L. L. A cultura da Imagem e uma nova proibição subjetiva. Psicologia Clínica. Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p 25-39. Out/dez. 2007.
MONTEIRO, Charles. História e Fotojornalismo: reflexões sobre o conceito e a pesquisa na área. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 64 ‐ 89. Jan. /abr. 2016.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Literatura e Autoritarismo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).