As vozes de Inocência: Um estudo sobre as relações polifônicas em Visconde de Taunay

Autores

  • Carla Cristine Francisco Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, SP https://orcid.org/0000-0001-9361-4850
  • Maria Lídia Lichtscheidl Maretti Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Assis, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X73856

Palavras-chave:

Inocência, Romantismo, Relações de gênero, Polifonia, Dialogismo

Resumo

Este artigo procura analisar as relações discursivas em torno da temática da emancipação feminina no romance Inocência (1872), de Visconde de Taunay, a fim de constatar a presença de elementos polifônicos, segundo a teoria de romance polifônico de Mikhail Bakhtin.

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Biografia do Autor

Carla Cristine Francisco, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, SP

Iniciação cientifica com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), mestranda na Université de Provence (Aix-Marseille I), França.

Maria Lídia Lichtscheidl Maretti, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Assis, SP

Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2010-01-01

Como Citar

Francisco, C. C., & Maretti, M. L. L. (2010). As vozes de Inocência: Um estudo sobre as relações polifônicas em Visconde de Taunay. Literatura E Autoritarismo, (15), e3. https://doi.org/10.5902/1679849X73856