J. M. R. Lenz e a miséria do esclarecimento alemão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X73796

Palavras-chave:

Teatro, História e crítica, J.M.R. Lenz, Esclarecimento

Resumo

Com a comédia O preceptor ou Vantagens da Educação Particular, J. M. R. Lenz apontou como os aspectos emancipatórios de um projeto filosófico que tinha as reflexões de Jean-Jacques Rousseau e Immanuel Kant a favor da liberdade e da independência como modelos ideais foram suplantados pelas tendências disciplinadoras e antidemocráticas da Prússia setecentista, produzindo um ambiente favorável aos abusos de poder da monarquia e de uma burguesia ansiosa em reproduzir os privilégios da nobreza. Com a apresentação desse texto de Lenz, pretendo salientar sua relevância para a contemporaneidade, bem como seus ecos no trabalho de dois dos maiores dramaturgos alemães do século XX: Bertolt Brecht e Heiner Müller.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Munk, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

 Doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutorado sanduíche na Freie Universität Berlin (Universidade Livre de Berlim).

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

BOLLE, Willi. Uma peça para todos. In: LENZ, Jakob Michael Reinhold. O preceptor ou vantagens da educação particular: uma comédia. Tradução, estudos críticos e materiais para uma montagem Willi Bolle, Erlon Paschoal e Flávio Quintiliano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. (Coleção Biblioteca Alemã).

BRECHT, Bertolt. Teatro completo. Tradução Wolfgang Bader et al. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. (Coleção Teatro, 11).

COLI, Jorge. Dos libertinos aos estóicos, ou seja, de um erotismo a outro. In: NOVAES, Adauto. (Org.) Libertinos libertários. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 283-302.

GHIRALDELLI JR., Paulo. O corpo de Ulisses: modernidade e materialismo em Adorno e Horkheimer. São Paulo: Editora Escuta, 1996.

GRIMBERG, Michel. Théâtre et politique en Allemagne au XVIIIe siècle. In: Revue Française d’Histoires des Idées Politiques – Théâtre et politique: de la fin du Moyen Age à nos jours. 1998. p. 277-292.

HORKHEIMER, Max. Autoridade e família. Lisboa: Apáginastantas, 1983.

LENZ, Jakob Michael Reinhold. O preceptor ou vantagens da educação particular: uma comédia. Tradução, estudos críticos e materiais para uma montagem Willi Bolle, Erlon Paschoal e Flávio Quintiliano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. (Coleção Biblioteca Alemã).

MÜLLER, Heiner. Necrofilia é amor ao futuro. In: VINTÉM: Companhia do latão. Programa municipal de fomento ao teatro para a cidade de São Paulo. São Paulo, 1º sem. 2004.

Downloads

Publicado

2011-07-01

Como Citar

Munk, L. (2011). J. M. R. Lenz e a miséria do esclarecimento alemão. Literatura E Autoritarismo, (17), 95–106. https://doi.org/10.5902/1679849X73796