Para uma crítica do direito, da violência e do poder em Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X73673Palavras-chave:
Violência, Poder, Direito, Walter BenjaminResumo
Walter Benjamin redigiu diversos textos críticos tendo a violência como ponto de partida para as suas reflexões. Este trabalho consiste numa leitura do ensaio “Crítica da violência, crítica do poder”, publicado em 1921, buscando atentar para o modo como o pensador alemão avalia as relações entre direito, poder, violência, autoridade e Estado. A tese do autor é de que o direito, na modernidade, a despeito de suas bases racionais e científicas, e apesar de aparentemente acenar em favor dos cidadãos, estrutura-se sobre os pilares da violência e do poder, controlando, dominando e decidindo a vida dos homens, dentro de um paradigma ainda mítico.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Crítica da violência, crítica do poder. In: ___. Documentos de cultura, documentos de barbárie: escritos escolhidos. Sel. e apres. Willi Bolle. Trad. Celeste H. M. Ribeiro de Sousa et al. São Paulo: EdUSP, 1986. p. 160-175.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas. Vol. I. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Apresentação. In: BENJAMIN, Walter. Escrito sobre mito e linguagem. Trad. Susana Kampff Lages e Ernani Chaves. São Paulo: Ed. 34, Duas Cidades, 2013. (Coleção Espírito Crítico).
MARTINS, Ricardo André Ferreira. A violência como sistema de crueldade e poder: Walter Benjamin e Nietzsche. In: BUTTURI JÚNIOR, Atilio; GEBRA, Fernando de Moraes; CALEGARI, Lizandro Carlos; MARTINS, Ricardo André Ferreira. Ensaios (in) conjuntos. Jundiaí: Paco Editorial, 2013a. p. 235-264.
RODRIGUES, Ivoneide Fernandes. Violência, mito e destino: para uma crítica do direito com base em Walter Benjamin. 2010. 104f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2010.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Walter Benjamin: o estado de exceção entre o político e o estético. In: ___ (Org.). Leituras de Walter Benjamin. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Fapesp; Annablume, 2007. p. 213-238.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).