História, melancolia e alegoria em Walter Benjamin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X74175

Palavras-chave:

Walter Benjamin, História, Melancolia, Alegoria

Resumo

Foi a percepção de um processo histórico violento, do qual foi vítima, o que levou Benjamin a definir o seu perfil melancólico que, decerto, constitui-se numa forma de resistência às posturas ideológicas autoritárias. Assim, é o estabelecimento de determinadas resistências ao poder o que faz as suas teses oscilarem ora entre as trevas ora entre as luzes. Em outros termos: o conhecimento dos verdadeiros lances históricos pode ser um fator determinante para a articulação de lutas em prol da liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lizandro Carlos Calegari, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutorado e p´os-doutorado em Letras na Universidade Federal de Santa Maria

Referências

BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: ____. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense S. A., 1985.

GUARDINI, Romano. De la mélancolia. Paris: Seuil, 1953.

HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos. O breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LAGES, Susana Kampff. Walter Benjamin: tradução e melancolia. São Paulo: Edusp, 2002.

Downloads

Publicado

2004-07-01

Como Citar

Calegari, L. C. (2004). História, melancolia e alegoria em Walter Benjamin. Literatura E Autoritarismo, (4). https://doi.org/10.5902/1679849X74175

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>