Adorno e a poesia tardia de Hölderlin
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X72366Palavras-chave:
Adorno, Estética, Poesia, Parataxis, HölderlinResumo
O artigo trata da compreensão de Theodor Adorno sobre a poesia de Hölderlin enfatizando o conceito de “parataxis”. A compreensão da parataxis mostrará porque a linguagem da poesia é distinta da linguagem discursiva. Também analisaremos as críticas de Adorno sobre a interpretação heideggeriana da poesia de Hölderlin. O objetivo desta análise é clarificar a posição de Adorno.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Gesammelte Schriften. [Band 11: Noten zur Literatur: Parataxis. Digitale Bibliothek Band 97].
ADORNO, Theodor W. Gesammelte Schriften. [Band 7: Ästhetische Theorie: Ästhetische Theorie. Digitale Bibliothek Band 97].
HEIDEGGER, M. Hinos de Hölderlin. Trad. Lumir Nahodil. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.
ELIOT, T. S. Poesia. Tradução, introdução e notas de Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).