Descolonizar o ato colonizador, ressiginificar histórias: resistências
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X36754Palavras-chave:
Resistência, Memória, Filmografia, Ditadura, HistóriaResumo
Os séculos XX e XXI foram, segundo Eric Hosbabawn e Márcio Seligmann-Silva, respectivamente, a Era das Catástrofes e a Era dos Testemunhos. Diante do olhar abismado frente às atrocidades experimentadas nesses dois séculos, resistir transformou-se em uma necessidade incontornável. Por esse motivo, não seria exagero falarmos também em uma Era das Resistências, categoria proposta por Augusto Sarmento-Pantoja, cujos formatos e performances são objetos da presente edição intitulada Literatura e Cinema de Resistência: ressignificando histórias.Downloads
Referências
HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SARMENTO-PANTOJA, Augusto. Performance e Testemunho no Cinema Pós-64. Tese de Doutorado. Campinas: UNICAMP, 2016.
SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.). História, memória, literatura - O testemunho na Era das Catástrofes. Campinas: UNICAMP, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).