“A casa de vidro”: o impulso distópico nas linhas duras de Ivan Ângelo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X34167Palavras-chave:
A casa de vidro, Ivan Ângelo, Autoritarismo, DistopiaResumo
O pensamento utópico não surgiu com Utopia (1516), de Morus, mas a ficção ainda sente a sua influência: o pensamento utopista e a especulação sobre um mundo melhor estimularam a criação de obras que focam a desordem e desarmonia. Na ficção utópica surgem as condições para a Distopia, e aqui analisamos “A casa de vidro” (Ivan Ângelo), um dos textos distópicos originalmente escritos em português. Distopias proporcionam análises social e política, têm aspectos peculiares, surgiram no século XIX e se firmaram no século XX. São marcadas pelo totalitarismo, centralização de poder, plano u/distópico, repressão do indivíduo, controle pela violência, questionamento do status quo, alienação popular; alta tecnologia, liberdade vigiada, (não) heróis banidos. Este fundamenta-se em Arendt (1979), Figueiredo (2009), Foucault (1987), Kothe (1985), Todorov (2013) e Tomachevski (2013). Esperamos que esta pesquisa contribua para novos estudos sobre as Distopias brasileiras e seu poder de análise da sociedade.Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. As Origens do Totalitarismo: totalitarismo, o paroxismo do poder. Rio de Janeiro: Ed. Documentário, 1979.
ÂNGELO, Ivan. A Casa de Vidro. IN: FERNANDES, Rinaldo de (org). Contos Cruéis. São Paulo: Geração Editorial, 2006, p.161-189.
FIGUEIREDO, Carolina Dantas. “Da utopia à distopia: política e liberdade”. v.1. n. 03. Eutomia: Revista Online de Literatura e Linguística. Recife, Julho/2009. Disponível em: http://www.repositorios.ufpe.br/revistas/index.php/EUTOMIA/issue/view/118/showToc. Acesso em 02 jun. 2016.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.
KOTHE, Flávio René. O herói. São Paulo: Ática, 1985.
TODOROV, Tzvetan. A narrativa fantástica. IN: TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2013, p. 147-166.
TOMACHEVSKI, Boris. Temática. IN: TODOROV, Tzvetan. Teoria da Literatura: textos dos formalistas russos. São Paulo: Editora Unesp, 2013, p. 305-356.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).