“A casa de vidro”: o impulso distópico nas linhas duras de Ivan Ângelo

Thaíse Gomes Lira, Luciane Alves Santos

Resumo


O pensamento utópico não surgiu com Utopia (1516), de Morus, mas a ficção ainda sente a sua influência: o pensamento utopista e a especulação sobre um mundo melhor estimularam a criação de obras que focam a desordem e desarmonia. Na ficção utópica surgem as condições para a Distopia, e aqui analisamos “A casa de vidro” (Ivan Ângelo), um dos textos distópicos originalmente escritos em português. Distopias proporcionam análises social e política, têm aspectos peculiares, surgiram no século XIX e se firmaram no século XX. São marcadas pelo totalitarismo, centralização de poder, plano u/distópico, repressão do indivíduo, controle pela violência, questionamento do status quo, alienação popular; alta tecnologia, liberdade vigiada, (não) heróis banidos. Este fundamenta-se em Arendt (1979), Figueiredo (2009), Foucault (1987), Kothe (1985), Todorov (2013) e Tomachevski (2013). Esperamos que esta pesquisa contribua para novos estudos sobre as Distopias brasileiras e seu poder de análise da sociedade.

Palavras-chave


A casa de vidro; Ivan Ângelo; Autoritarismo; Distopia

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Referências


ARENDT, Hannah. As Origens do Totalitarismo: totalitarismo, o paroxismo do poder. Rio de Janeiro: Ed. Documentário, 1979.

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FIGUEIREDO, Carolina Dantas. “Da utopia à distopia: política e liberdade”. v.1. n. 03. Eutomia: Revista Online de Literatura e Linguística. Recife, Julho/2009. Disponível em: http://www.repositorios.ufpe.br/revistas/index.php/EUTOMIA/issue/view/118/showToc. Acesso em 02 jun. 2016.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.

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DOI: https://doi.org/10.5902/1679849X34167

 

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Qualis/Capes: Linguística e Literatura B2


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