O olhar humanizador de Clarice Lispector ante a arbitrariedade do direito de punir

Autores

  • Adriana Yokoyama Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X27988

Resumo

O trabalho objetiva abordar a relação política e resistente da obra de Clarice Lispector em duas de suas narrativas: Observações sobre o direito de punir (2005), e Mineirinho (1999). Objetivando uma reforma no sistema penitenciário brasileiro, Clarice escreve sobre a necessidade de um dever de punir no intuito de restituir à vida a sua normalidade. Em Mineirinho, a escritora, imersa em um sentimento de compaixão, sente a morte de um bandido assassinado com treze tiros pela polícia carioca, trazendo em si os questionamentos em relação às formas de penalização legitimadas pelo Estado. Este trabalho cerca-se da apreensão de obras cuja significação nos auxilia na compreensão da condição humana, dando-nos suporte para o aprofundamento não apenas de nossas próprias reflexões, mas também do outro. As narrativas analisadas projetam-se no recorte de um contexto social que, embora distanciados por duas décadas, aproximam-se pela mesma percepção: o sentimento de revolta ante as manifestações autoritárias do Estado, aliadas a um dever de justiça e de uma política de recuperação a partir das bases. Essa discussão ganha considerável proporção à medida que aborda os estudos memorialísticos e identitários, identificando, sob a face da mesma autora, o viés social, político e autoritário do Estado. Essas narrativas, que se propõem a um processo de intertextualidade, evocam associações que demonstram a importância dessas relações para analisar e esclarecer os diferentes olhares e os aspectos interrelacionais presentes na obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Yokoyama, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda (Bolsista Capes) em Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), orientada pela Prof.ª Dr.ª Rosani Ketzer Umbach e participante do grupo de pesquisa “Literatura e Autoritarismo”.

Referências

LISPECTOR, Clarice. Outros Escritos. Organização de Teresa Montero e Lícia Manzo. Rio de Janeiro: Rocco, 2005, p. 43-49.

_________. Para não esquecer. São Paulo: Rocco, 1999, p. 123-127.

LERNER, Júlio. Entrevista de Clarice Lispector. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=djj_gdxUrPI>. Acesso em 5 de fevereiro de 2016.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1941/1080 Acesso em: 20 de outubro de 2014.

UMBACH, Rosani Úrsula ketzer. (Org.) Memórias da repressão. Santa Maria: UFSM, PPGL-Editores, 2008, p.13-22.

WEBER, Max. Os três tipos puros de dominação legítima. 4a. ed.,organizada e revisada por Johannes Winkelmann. Tübingen,. J. C. B. Mohr (Paul Siebeck), 1956. v. II, p. 551-8. Trad. Gabriel Cohn. Disponível em: http://www.mirelaberger.com.br/mirela/download/weber_3_tipos_de_dominacao.pdf Acesso em: 28 de outubro de 2014.

Downloads

Publicado

2017-07-13

Como Citar

Yokoyama, A. (2017). O olhar humanizador de Clarice Lispector ante a arbitrariedade do direito de punir. Literatura E Autoritarismo, (20). https://doi.org/10.5902/1679849X27988