Nas tessituras da emergente literatura romani (cigana): subalternidade, gênero e identidade em questão.

Autores

  • Paula Soria Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X22562

Resumo

Resumo:

Esse texto almeja discutir a literatura romani como um lugar de desconstrução: da identidade étnica “violada”, da masculinidade hegemônica interna e da dupla subalternização da romi (cigana).

 

Abstract:

 

This text aims to discuss Romani literature as a place of deconstruction: of an ethnics identity undergoing violence, of the internal male hegemoni and the double subaltenrnization of the romi (gipsy woman). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Soria, Universidade de Brasília - UnB

Paula Soria é doutora  e mestra em Literatura pela Universidade de Brasília - UNB. Graduada em Artes Cênicas pela UnB e Jornalismo pela Universidad de Honduras. Integrante do Grupo de Pesquisa Mnemosyne de Estudos sobre a Memória do Programa de pós-graduação do Departamento de Teoria Literária da UnB e cadastrado no CNPq . Estudiosa da literatura romani (cigana) e dos romà (ciganos), minoria étnica da qual é originária. Recentemente em 2015 foi reconhecida publicamente como a primeira mulher cigana a ter um doutorado na América Latina , rompendo com padrões culturais internos  que não permitem às mulheres  estudar  ou continuarem os estudos. Ganhou por duas vezes o Premio Culturas Ciganas (MinC) com propostas sobre o resgate da memória e identidade romani (cigana). Pesquisa na área de literatura de minorias, representações, identidade, memória e estudos culturais.

Downloads

Publicado

2016-09-09

Como Citar

Soria, P. (2016). Nas tessituras da emergente literatura romani (cigana): subalternidade, gênero e identidade em questão. Literatura E Autoritarismo, (27). https://doi.org/10.5902/1679849X22562