Moscas transgênicas: quando o laboratório de genética torna-se ateliê de criação artística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734871332

Palavras-chave:

Moscas transgênicas; Ciência e arte; Genética; Arte.

Resumo

Este artigo é sobre o período da residência artística no laboratório de Genética da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) quando foi feita a primeira obra de arte transgênica no Brasil. Acreditamos que os avanços nas pesquisas em genética têm alcançado, cada vez mais, possibilidades de transformações coletivas, o que tem dado margem para que artistas partam da ciência para tensionar as relações que ela cria, algo necessário à arte contemporânea. Trouxemos para cá fragmentos de como arrancamos perceptos e afetos dos protocolos científicos para fazer com que as moscas transgênicas que produzimos se tornassem arte e discutimos esse processo da desterritorialização do laboratório de pesquisa. Com isso, escrevemos esta cartografia a qual se propõe este texto. Tomamos como referenciais teóricos Deleuze e Guattari para falar como criamos blocos de sensações com o que foi experimentado e produzido no laboratório.

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Biografia do Autor

Fabiola Simões Rodrigues da Fonseca, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Doutorado em educação pela Universidade Federal de Uberlândia

Ada Beatriz Gallicchio Kroef, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Atualmente é pesquisador colaborador da Universidade Estadual do Ceará

 

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Publicado

2023-04-19

Como Citar

Fonseca, F. S. R. da, & Kroef, A. B. G. (2023). Moscas transgênicas: quando o laboratório de genética torna-se ateliê de criação artística. Revista Digital Do LAV, 16(1), e3/1–26. https://doi.org/10.5902/1983734871332