Dando asas à imaginação: atravessamentos entre dança, infâncias e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734865528

Palavras-chave:

dança, educação da infância, experiência infantil, formação docente.

Resumo

Neste artigo, objetiva-se pensar criticamente sobre algumas características da alteridade infantil, como a transmutação e a imaginação, e sua relação com os processos formativos em dança para a Educação Infantil. Para tal, relaciona-se o campo da Dança e os estudos sociais da infância, como a Sociologia, a Filosofia e a Pedagogia na interface com as Artes, em interlocução com diversas experiências com crianças ao longo de andanças investigativas vinculadas a projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos a partir de 2016. Esse exercício de pensamento aponta que, para fortalecer as relações entre Dança e Educação Básica, é necessário fortificar as relações entre Dança e Educação Infantil. Nesse sentido, faz-se emergente investir numa formação docente que retome e mantenha o frescor das metáforas, da qualidade onírica e do lúdico para que a/o profissional se entenda cada vez mais professor/a de crianças.

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Biografia do Autor

Fernanda de Souza Almeida, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora do curso de Licenciatura em Dança da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutoranda no Programa de Educação da USP e mestre pelo Instituto de Artes da Unesp. Pesquisadora do grupo de estudos: Pesquisa e Primeira infância: Linguagens e Culturas infantis, sob coordenação da Prof Patrícia Prado (FEUSP). Coordena o projeto de pesquisa, extensão e formação Dançarelando. Áreas de conhecimento: Arte, Educação, Infância e Formação docente

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Almeida, F. de S. (2021). Dando asas à imaginação: atravessamentos entre dança, infâncias e educação. Revista Digital Do LAV, 14(2), 068–082. https://doi.org/10.5902/1983734865528

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