Narrativas e infâncias: tecendo fios de sensibilidades pela arte e cultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734855215

Palavras-chave:

educação, infâncias, culturas, sensibilidades, narrativas.

Resumo

Este artigo destaca as narrativas infantis entremeadas em linguagens-expressões da arte e da cultura – material e imaterial, apresentando metodologias nas quais a educação pelo sensível se torna imprescindível no percurso formativo da criança. O objetivo foi o de criar e experienciar uma Oficina Estética, tendo a arte e as culturas locais como propulsoras de sensibilidades. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa a nível de Pós-Graduação, realizada em uma escola pública rural com 19 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental l, no município de Garuva, Santa Catarina. A abordagem metodológica foi a narrativa, pois a coleta e a produção de dados se pautou nas vozes infantis, permeadas pela arte e expressões culturais. A análise fundamentou-se na observação e interação dos professores-pesquisadores e nos processos de produção e narrativas das crianças. Os resultados indicaram que a arte e as culturas mobilizam a imaginação, a criação e o sentimento de pertencimento dos envolvidos.

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Biografia do Autor

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - Univille

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação; Pesquisadora e Coordenadora de Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação; Infância e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

Daiane de Melo Gava, Universidade da Região de Joinville UNIVILLE

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional Anhanguera Joinville SC (2015). Pós-Graduada em Administração, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Ano de 2017. Cursando Mestrado em Educação na Universidade da Região de Joinville, Univille, Joinville, Brasil. (Início 2019) Leciono na Prefeitura de Garuva, SC como professora de anos iniciais. Desde 2014.

Eliana Stamm, Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE

Professora de Arte-Educação; com Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná - Curitiba/PR (1970); Pós-graduação em Prática Social da Arte pelo convênio ECA/USP/UNIVILLE - Joinville/SC (1985); ceramista do Grupo " O barro em expressão"- Joinville/SC. Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação- NUPAE. Sócia-proprietária do Jardim-Escola Aldeia do Sol.

Carla Clauber da Silva, Secretaria de Educação de Joinville

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2015). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí ? UNIVALI (2003). Especialista em Formação na Técnica de Grupo Operativo (1998 ? 2000) e em Clínica Psicopedagógica (1994 ? 1997), ambas no Centro de estudos psicopedagógicos de Curitiba e em Administração e Supervisão Escolar (1990 ? 1991) na Universidade de Nova Iguaçu. Graduada em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino ? ACE (1990). Autora de várias publicações em periódicos, livros e capítulos de livros, destaque para: Uma educação pela infância: diálogo com o currículo do 1º ano do ensino fundamental (2009); Uma Alfabetização pela Infância (2004) e Arte Contemporânea e Educação Infantil (2017). Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação ? NUPAE, desde 2003. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Joinville, com experiência na área de Educação, ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação de professores, ensino e aprendizagem e infância.

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

Pillotto, S. S. D., Gava, D. de M., Stamm, E., & Silva, C. C. da. (2021). Narrativas e infâncias: tecendo fios de sensibilidades pela arte e cultura. Revista Digital Do LAV, 14(1), 177–196. https://doi.org/10.5902/1983734855215

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