Contribuições de Deleuze e Guattari para as pesquisas em educação
DOI:
https://doi.org/10.5902/198373485298Resumo
Em O Abecedário de Gilles Deleuze (1), no vocábulo Professor, Claire Parnetpergunta a Deleuze (então, com 64 anos e aposentado) se ele não sentia falta dedar aulas, já que as dera, com paixão, durante quase quarenta anos, no ensinomédio e no superior. Deleuze responde-lhe que, no momento, é uma alegria nãoter mais de dar aulas, porque já não tinha mais vontade; embora elas tivessemconstituído uma parte importante da sua vida. Diz, então, que essa questão dasaulas é simples, já que elas têm equivalentes em outras áreas, em função de seralgo muito preparado: – “Se você quer 5, 10 minutos de inspiração, tem de fazeruma longa preparação”. E acrescenta que sempre fez desta maneira porquegostava: – “Eu me preparava muito para ter esses poucos momentos deinspiração”. Entretanto, com o passar dos anos, começou a perceber que precisava“de uma preparação crescentemente maior para obter uma inspiração cada vezmenor”. E concluiu que estava na hora de parar, para fazer outra coisa, comoescrever. Ele diz que não saberia calcular quanto tempo essas preparações lheexigiam, mas que, como tudo, tratava-se de ensaios: – “Uma aula é ensaiada,como no teatro”. Se não a ensaiarmos suficientemente, “não estaremosinspirados”, e se ela não resultar de “momentos de inspiração”, não quererá “dizernada”. O ensaio que fornece a inspiração consiste em “considerar fascinante amatéria da qual tratamos”, em achar “interessante o que se está dizendo”, para“chegar ao ponto de falar de algo com entusiasmo”. E Deleuze finaliza: – “O ensaioé isso”.Downloads
Referências
O Abecedário de Gilles Deleuze in http://www.oestrangeiro.net/
Vide Dossiês “Deleuze e a Educação” de Educação & Realidade e “Entre Deleuze e a Educação” de Educação e Sociedade; além de teses de doutorado e dissertações de mestrado realizadas, dentre outros, nos seguintes programas de Pós-Graduação do Brasil: 1) em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS, na
Linha de Pesquisa Filosofia da Diferença e Educação, orientados por Paola Zordan, Sandra Corazza e Tomaz Tadeu; 2) em Educação do Centro de Educação e Humanidades da UERJ, na Linha de Pesquisa Infância, Educação e Filosofia, orientados por Walter Omar Kohan; 3) em Educação da Faculdade de Educação da
UNICAMP, na Área de Concentração Filosofia e História da Educação, orientados por Sílvio Donizetti de Oliveira Gallo; 4) em Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UFRGS, na Linha de Pesquisa Clínica, Subjetividade e Política,
orientados por Rosane Neves da Silva e Tânia Maria Galli Fonseca; 5) em Educação da Faculdade de Educação da USP, na Área de Concentração Psicologia e Educação, orientados por Julio Groppa Aquino, como a Tese de Doutorado de Sandra Cristina Gorni Benedetti, intitulada “Entre a educação e o plano de pensamento de Deleuze & Guattari: uma vida...”
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