Contribuições de Deleuze e Guattari para as pesquisas em educação

Autor/innen

  • Sandra Mara Corazza

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373485298

Abstract

Em O Abecedário de Gilles Deleuze (1), no vocábulo Professor, Claire Parnetpergunta a Deleuze (então, com 64 anos e aposentado) se ele não sentia falta dedar aulas, já que as dera, com paixão, durante quase quarenta anos, no ensinomédio e no superior. Deleuze responde-lhe que, no momento, é uma alegria nãoter mais de dar aulas, porque já não tinha mais vontade; embora elas tivessemconstituído uma parte importante da sua vida. Diz, então, que essa questão dasaulas é simples, já que elas têm equivalentes em outras áreas, em função de seralgo muito preparado: – “Se você quer 5, 10 minutos de inspiração, tem de fazeruma longa preparação”. E acrescenta que sempre fez desta maneira porquegostava: – “Eu me preparava muito para ter esses poucos momentos deinspiração”. Entretanto, com o passar dos anos, começou a perceber que precisava“de uma preparação crescentemente maior para obter uma inspiração cada vezmenor”. E concluiu que estava na hora de parar, para fazer outra coisa, comoescrever. Ele diz que não saberia calcular quanto tempo essas preparações lheexigiam, mas que, como tudo, tratava-se de ensaios: – “Uma aula é ensaiada,como no teatro”. Se não a ensaiarmos suficientemente, “não estaremosinspirados”, e se ela não resultar de “momentos de inspiração”, não quererá “dizernada”. O ensaio que fornece a inspiração consiste em “considerar fascinante amatéria da qual tratamos”, em achar “interessante o que se está dizendo”, para“chegar ao ponto de falar de algo com entusiasmo”. E Deleuze finaliza: – “O ensaioé isso”.

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Literaturhinweise

O Abecedário de Gilles Deleuze in http://www.oestrangeiro.net/

Vide Dossiês “Deleuze e a Educação” de Educação & Realidade e “Entre Deleuze e a Educação” de Educação e Sociedade; além de teses de doutorado e dissertações de mestrado realizadas, dentre outros, nos seguintes programas de Pós-Graduação do Brasil: 1) em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS, na

Linha de Pesquisa Filosofia da Diferença e Educação, orientados por Paola Zordan, Sandra Corazza e Tomaz Tadeu; 2) em Educação do Centro de Educação e Humanidades da UERJ, na Linha de Pesquisa Infância, Educação e Filosofia, orientados por Walter Omar Kohan; 3) em Educação da Faculdade de Educação da

UNICAMP, na Área de Concentração Filosofia e História da Educação, orientados por Sílvio Donizetti de Oliveira Gallo; 4) em Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UFRGS, na Linha de Pesquisa Clínica, Subjetividade e Política,

orientados por Rosane Neves da Silva e Tânia Maria Galli Fonseca; 5) em Educação da Faculdade de Educação da USP, na Área de Concentração Psicologia e Educação, orientados por Julio Groppa Aquino, como a Tese de Doutorado de Sandra Cristina Gorni Benedetti, intitulada “Entre a educação e o plano de pensamento de Deleuze & Guattari: uma vida...”

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Émile Bréhier. La théorie des incorporels dans l’ancien stoïcisme. Paris: J.Vrin, 1997.

Vide: 1) Projeto de Pesquisa Pós-currículo, diferença e subjetivação de infantis, Nº Processo 301451/01-0, CNPq, 2005-2007; 2) “Pesquisar o Acontecimento: estudo em XII exemplos” in Tomaz Tadeu; Sandra Corazza; Paola Zordan. Linhas de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004 (p.7-p.78).

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Gilles Deleuze; Félix Guattari. “8. 1874 – Trois nouvelles, ou ‘qu’est-ce qui s’est passé?” in __. Capitalisme et schizophrénie 2. Mille plateaux. Paris: Minuit, 2004 (p.235-242). [“Platô 8. 1874 – Três novelas ou ‘o que se passou” in __. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed.34, 1996, vol.3. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. (p.63-p.81).]

Gilles Deleuze. Foucault. Paris: Minuit, 1991. [Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1988. Trad. Claudia Sant’Anna Martins.]

Veröffentlicht

2012-04-23

Zitationsvorschlag

Corazza, S. M. (2012). Contribuições de Deleuze e Guattari para as pesquisas em educação. Revista Digital Do LAV, (8), 125–144. https://doi.org/10.5902/198373485298

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