Conversas conspiratórias a favor da Pesquisa Educacional Baseada em Arte

Autores

  • Richard Siegesmund Northern Illinois University
  • Sonia Tramujas Vasconcellos Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734838253

Palavras-chave:

Pesquisa educacional baseada em arte, Critérios de análise, Imagem, Docência em arte

Resumo

Esse artigo apresenta a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA) e a relevância desse enfoque investigativo para promoção de experiências, de insights e, como consequência, de conhecimento. Ao mesmo tempo, colocam-se em questão enquadramentos históricos e modos hegemônicos de produção de saberes. A exposição de argumentos sobre as relações entre arte, ensino e pesquisa envolve também o uso da imagem, que não é um anexo da pesquisa. O objetivo norteador desse texto é provocar reflexões e fortalecimentos (por isso é uma conspiração a favor) sobre o que queremos ao utilizarmos abordagens artísticas no ensino e na pesquisa. Para tanto, consideramos importante apresentar autores norte-americanos que propiciaram condições e sistematizaram critérios para a instauração de pesquisas baseadas em arte.

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Biografia do Autor

Richard Siegesmund, Northern Illinois University

Professor do departamento de Ensino de Arte e Design da Northern Illinois University. Graduado em Pintura e Gravura , com mestrado e doutorado em Arte Educação na Universidade de Stanford, onde teve orientação de Elliot Eisner. Realiza pesquisas e orientações de trabalhos que articulam métodos e metodologias de investigação visual. Participou das várias conferências sobre Pesquisa Baseada em Artes e Pesquisa Artística realizadas na Europa e organizou em parceria com Melisa Cahnmann-Taylor o livro Arts-Based Research in Education: foundations for practice (2008).

Sonia Tramujas Vasconcellos, Universidade Estadual do Paraná

Professora da Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná. Graduada em Educação Artística e bacharel em Pintura, com mestrado e doutorado em Educação (UFPR).  Realizou estágio de doutoramento na Northern Illinois University (fomento CAPES), com supervisão de Richard Siegesmund. É líder do grupo de pesquisa Arte, Educação e Formação Continuada (UNESPAR) e participa do grupo ArteVersa (UFRGS). Suas pesquisas envolvem o ensino das artes visuais e as relações entre práticas artísticas e educação. Recentemente tem incluído questões de Decolonialidade.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Siegesmund, R., & Vasconcellos, S. T. (2019). Conversas conspiratórias a favor da Pesquisa Educacional Baseada em Arte. Revista Digital Do LAV, 12(2), 181–195. https://doi.org/10.5902/1983734838253