Conversas conspiratórias a favor da Pesquisa Educacional Baseada em Arte
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734838253Parole chiave:
Pesquisa educacional baseada em arte, Critérios de análise, Imagem, Docência em arteAbstract
Esse artigo apresenta a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA) e a relevância desse enfoque investigativo para promoção de experiências, de insights e, como consequência, de conhecimento. Ao mesmo tempo, colocam-se em questão enquadramentos históricos e modos hegemônicos de produção de saberes. A exposição de argumentos sobre as relações entre arte, ensino e pesquisa envolve também o uso da imagem, que não é um anexo da pesquisa. O objetivo norteador desse texto é provocar reflexões e fortalecimentos (por isso é uma conspiração a favor) sobre o que queremos ao utilizarmos abordagens artísticas no ensino e na pesquisa. Para tanto, consideramos importante apresentar autores norte-americanos que propiciaram condições e sistematizaram critérios para a instauração de pesquisas baseadas em arte.
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