Cinema-Experiência e Educação: por uma escrita imagética na docência
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734837904Palavras-chave:
Cinema-Experiência, Cinema-Educação, NarrativaResumo
O presente artigo tem como objetivo ensaiar a partir de afetações de pesquisa, como o trabalho com cinema pode dar a ver ou manifestar os modos como nos subjetivamos e se constituir como possibilidade de escrita e narrativa de si em educação. Para isso, partimos de uma abordagem cartográfica, que ramifica textos e entradas para os temas aqui estudados. Reunimos, então, as reflexões construídas a partir de um Estado da Arte a respeito do tema, bem como Entrevistas Narrativas com quatro cinéfilos, entrevistas semiestruturadas com três professores de diferentes etapas de ensino e com os relatos de duas oficinas de cinema para jovens de periferias do Recife-PE. Tais corpus, constituem material empírico que nos embasa para reflexões teóricas a respeito de como entendemos Cinema e Educação e de como cunhamos o conceito de "Cinema-Experiência". Apontamos, como resultados, o mapeamento das produções de Cinema-Educação entre "formação de professores", "didática" e "experiência estética". Refletimos sobre as relações entre Educação, Escrita e Narrativa de Si. Por fim, cunhamos o conceito de Cinema-Experiência e suas aberturas para outras narrativas em Educação.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor, W. Notas de Literatura l. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: editora 34.1991
AGAMBEN, Giorgio. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
___________. Ideia e Prosa. Autêntica Editora: Belo Horizonte, 2013.
___________. Nudez. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
BADIOU, Alain. O cinema como experimentação filosófica. In: YOEL, Gerrardo (org). Pensar o cinema: imagem, ética e filosofia. São Paulo: Cosac Naify, 2015, p. 31-82.
BADIOU, Alain; TRUONG, Nicolas. Elogio ao Amor. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Rio de Janeiro: F. Alves, 1985.
___________. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do colégio de França. São Paulo: Editora Cultrix, 2000.
BELLI, Gioconda. O país sobre minha pele. Rio de Janeiro: Record, 2002.
BARROS, Manoel. Poesia completa. São Paulo: LeYa, 2016.
BARCELOS, Patrícia. COUTINHO, Laura. Encontro com Pierre: educação, cinema e narrativa na formação docente. Revista Contemporânea de Educação, Minas Gerais, 2010.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas II: Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 2011.
___________. O anjo da história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
___________. Imagens de pensamento/ Sobre haxixe e outras drogas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
___________. Estética, e Sociologia da arte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
BORGES, Jorge. Elogio da sombra. São Paulo: Globo, 2001.
BRAYNER, Flávio. Pela recuperação da ação e do Senso Comum: para além do platonismo na Educação Popular. Educação e Realidade, v. 35, 159-170, maio/ago de 2010.
CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CINEMATECA BRASILEIRA. O professor, seus alunos e o audiovisual brasileiro. Revista Cine-Educação, v. 1, 2011.
COUTINHO, Mário. Introdução II: Jean-Luc Godard ou pedagogia do Não. In: COUTINHO, Mário; MAYOR, Ana. Godard e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013, p. 19-26.
CUSICANQUI, Silvia; SANTOS, Boaventura. Conversas del mundo. In: SANTOS, Boaventura. Revueltas: de indignación y otras conversas. Bolívia: Stigma. 2015, p. 85-124
DELEUZE, Gilles. Abecedário de Gilles Deleuze. França, 1994. Disponível em: http://escolanomade.org/wp-content/downloads/deleuze-o-abecedario.pdf. Acesso em: 13.01.2019
__________. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005.
__________. Diferença e Repetição. 2ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
__________. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2013
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs Vol. 3. São Paulo: Editora 34, 2012.
__________. Por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014
__________. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 2016.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Pós: Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204-219, nov.
_________. Falenas: ensaios sobre a aparição 2. Lisboa: KKYM, 2015.
DIDIER; Thereza. ANTUNES, Thiago. Cinema-Experiência ou modos de habitar a educação. In: MOLINA, A.; FERREIRA, C. (org.). Entre textos e contextos, caminhos para o ensino de História. Curitiba: CRV, 2016, p. 495-511.
DUARTE, Rosália; MILENE, Gusmão; FRESQUET, Adriana; TEIXEIRA, Inês; COSTA, Raquel. Mulheres em rede: memórias entre cinema e educação. In: D' ÂNGELO, Raquel; D'ÂNGELO, Fernanda. CineOP: 13º Mostra de Cinema de Ouro Preto. Belo Horizonte: Universo Produção, 1º edição, 2018
ENGELMAN, Selda. Imagens de um cinema da imanência. In: LINS, Daniel. Nietzsche/Deleuze: Imagem, Literatura e Educação: Simpósio Internacional de Filosofia. Rio de Janeiro: Forense Universitária; Fortaleza: Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, 2007.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2013.
FANTIN, Monica. Cinema, Participação Estética e Imaginação. Revista Pedagógica - UNOCHAPECÓ: n. 30 vol. 01 - jan./jun. 2013
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Docência, cinema e televisão: questões sobre formação ética e estética. Revista brasileira de Educação. V. 14, n. 40, jan./abr. 2009.
FRESQUET, Adriana. Cinema e educação. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
__________. Cinema e Educação: reflexões e experiências com professores e estudantes da educação básica, dentro e "fora" da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
FRESQUET, Adriana; PEREIRA, Geraldo. Escola: memórias do futuro. In: D' ÂNGELO, Raquel; D'ÂNGELO, Fernanda. CineOP: 13º Mostra de Cinema de Ouro Preto. Belo Horizonte: Universo Produção, 1º edição, 2018.
GALLO, Silvio. As múltiplas dimensões do aprender. Congresso de Educação básica: aprendizagem e currículo. Santa Catarina: Florianópolis, 2012. Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/13_02_2012_10.54.50.a0ac3b8a140676ef8ae0dbf32e662762.pdf.
GUATTARI, Félix. Revolução Molecular: pulsaçõs políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1985.
___________. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 1998.
JAY, Martin. Songs Of Experience. London: University of California Press, 2004.
LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: Silva, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86.
___________. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
___________. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
MESQUITA, Rui. Da Mediação à Articulação Pedagógica: uma contribuição desde a mandinga para a descolonização da educação. Recife: 2019, no prelo.
MIGLIORIN, C (org.). 2010. Ensaios no Real. Rio de Janeiro: Beco do Azougue.
__________. Inevitavelmente Cinema: educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.
MOLLETA, Alex. Fazendo cinema na escola: arte audiovisual dentro e fora da sala de aula. São Paulo: Summus Editorial, 2014.
NAUJORKS, Maria; REAL, Daniela; MOHR, Alana. Deficiência, cinema, imaginário e formação docente. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 24, n. 41, p. 427-440, set./dez. 2011, Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial.
PESSOA, Fernando. Poesias. Porto Alegre: L&PM, 2018.
PINHEIRO, Jane. Sonhos em movimento: I Mostra de Audiovisuais produzidos por adolescentes no Recife do Século XXI. 2015. Disponível em: http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18918.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
___________. As distâncias do cinema. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
___________. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2015.
SKLIAR, Carlos. Desobediência da linguagem: educar. Belo Horizonte; Autêntica editora, 2013.
SONTAG, Susan. Sobre a fotografia: ensaios. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1977.
TADEU DA SILVA, Thomaz. Documentos de Identidade: uma introdução as teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 1999.
THOMAZ, Cristiane; MATTOS, Marcelo. Genero e sexualidade na sala de aula: o uso cinema como recurso pedagógico. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.6, n.17, p.219-246, 2015.
VIEIRA, Rogéria; VELEZ, Fátima. O contributo do cinema para a educação geográfica: um recurso didático em Geografia das migrações. Portugal: GOT, n.o 9 – Revista de Geografia e Ordenamento do Território. Junho de 2016
WENDERS, Wim. The Logic of images. London: Faber and Faber, 1991.