A poiésis Dilaporal: formação estética docente e performance art

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734837888

Palavras-chave:

artes visuais, corpo, Dilaporal, formação estética docente, performance art.

Resumo

O presente artigo teve por temática a poiésis, a performance art e a formação estética docente. O objetivo foi investigar processos poéticos no qual o corpo do pesquisador também fosse tema e suporte na poiésis, relacionando à/aos artistas Marina Abramović, Hélio Oiticica e Artur Barrio e a suas obras. De abordagem qualitativa, o percurso metodológico abarcou a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (DIAS; IRWIN, 2013) e a matriz a/r/tográfica, organizada em levantamento bibliográfico, aprofundamento teórico, percurso poético e visualidades. Barthes (2018) norteou a análise da investigação, em que o studium perpassou a formação docente, garimpando estesias que foram absorvidas na poíesis em forma de punctum. Os resultados apresentam quatro obras que compõem a série Dilaporal. Conclui-se que as visualidades poetizadas são como garimpagens do a/r/tógrafo na formação estética docente.

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Biografia do Autor

Pedro Gottardi, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestrando em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Bolsista Capes. Graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela FURB (2018). Artista Plástico.  Performer. Professor de Arte. Integrante do Grupo de Pesquisa em Artes e Estética na Educação.

Carla Carvalho, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Universidade Regional de Blumenau (1998), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e na graduação em Cursos de Formação de Professores e Design. Líder do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação. Atualmente coordena o PROESDE- Licenciatura/FURB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte na educação, artes visuais, mediação cultural, estética na Educação e formação de professores.

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

Gottardi, P., & Carvalho, C. (2021). A poiésis Dilaporal: formação estética docente e performance art. Revista Digital Do LAV, 14(1), 026–046. https://doi.org/10.5902/1983734837888