“Crítica da razão pura”: personagens de Newton Foot entre problemáticas do mundo global e o papel do educador

Autores

  • Alessandro de Almeida
  • Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482192

Palavras-chave:

Educador, Educando, Arte, Crítica, Entretenimento

Resumo

Este texto tem o propósito de discutir como, através das várias manifestações artísticas, é possível estabelecer um diálogo, entre teoria, crítica e prática. Nesse intento, priorizamos o estudo das tirinhas de Newton Foot que, transportadas para a internet, culminam em outro atrativo para o conhecimento e leitura dos educandos. Nelas, o criador prioriza a crítica acerca das problemáticas do mundo global e da função e formação do professor no mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro de Almeida

Doutorando em História pela Universidade Federal de Uberlândia

Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida

Doutoranda em Literatura pela UnB

Referências

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2002.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. (Org. Liv Sovik) Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

LIMA, Alceu Amoroso. A estética literária e o crítico. Rio de Janeiro: [s.e.], 1954.

NATRIELLI, Adriana. A Crítica do Discurso Poético na República de Platão. Boletim do CPA, Campinas, nº 15, jan./jun. 2003.

ROSA, Carlos Mendes. Histórias em quadrinhos- o fascínio de crianças e adultos de todas as gerações. Nova Escola. Junho-93, p. 32 a 38.

SARAIVA, Juracy Assuman; MELO, Ana Maria Lisboa de, VARELLA, Noely Klein. Pressupostos teóricos e metodológicos da articulação entre literatura e alfabetização. In: SARAIVA, Juracy Assuman (Org.) Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001. P. 81-87.

TOMPSON, E. P. Os Românticos. (Trad. Sérgio Moraes) Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. (Trad. Sandra Guardini Vasconcelos) São Paulo: Boitempo, 2007.

Downloads

Publicado

2010-10-25

Como Citar

Almeida, A. de, & Almeida, E. A. R. L. de. (2010). “Crítica da razão pura”: personagens de Newton Foot entre problemáticas do mundo global e o papel do educador. Revista Digital Do LAV, 3(3), 001–012. https://doi.org/10.5902/198373482192