“Crítica da razão pura”: personagens de Newton Foot entre problemáticas do mundo global e o papel do educador

Auteurs-es

  • Alessandro de Almeida
  • Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida

DOI :

https://doi.org/10.5902/198373482192

Mots-clés :

Educador, Educando, Arte, Crítica, Entretenimento

Résumé

Este texto tem o propósito de discutir como, através das várias manifestações artísticas, é possível estabelecer um diálogo, entre teoria, crítica e prática. Nesse intento, priorizamos o estudo das tirinhas de Newton Foot que, transportadas para a internet, culminam em outro atrativo para o conhecimento e leitura dos educandos. Nelas, o criador prioriza a crítica acerca das problemáticas do mundo global e da função e formação do professor no mundo contemporâneo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Alessandro de Almeida

Doutorando em História pela Universidade Federal de Uberlândia

Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida

Doutoranda em Literatura pela UnB

Références

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2002.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. (Org. Liv Sovik) Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

LIMA, Alceu Amoroso. A estética literária e o crítico. Rio de Janeiro: [s.e.], 1954.

NATRIELLI, Adriana. A Crítica do Discurso Poético na República de Platão. Boletim do CPA, Campinas, nº 15, jan./jun. 2003.

ROSA, Carlos Mendes. Histórias em quadrinhos- o fascínio de crianças e adultos de todas as gerações. Nova Escola. Junho-93, p. 32 a 38.

SARAIVA, Juracy Assuman; MELO, Ana Maria Lisboa de, VARELLA, Noely Klein. Pressupostos teóricos e metodológicos da articulação entre literatura e alfabetização. In: SARAIVA, Juracy Assuman (Org.) Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001. P. 81-87.

TOMPSON, E. P. Os Românticos. (Trad. Sérgio Moraes) Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. (Trad. Sandra Guardini Vasconcelos) São Paulo: Boitempo, 2007.

Téléchargements

Publié-e

2010-10-25

Comment citer

Almeida, A. de, & Almeida, E. A. R. L. de. (2010). “Crítica da razão pura”: personagens de Newton Foot entre problemáticas do mundo global e o papel do educador. Revista Digital Do LAV, 3(3), 001–012. https://doi.org/10.5902/198373482192