<b> Em nome de uma formação científica: um estudo sobre a Escola Normal da Corte</b>

Auteurs-es

  • José Gonçalves Gondra
  • Marina Natsume Uekane

Mots-clés :

Normal School, Formation of Professors, History of the Teaching Profession.

Résumé

Análise do processo de formação inicial de professores pode ser desenvolvida de diferentes formas, no estudo de instituições, professores, métodos, manuais, alunos e também dos chamados saberes pedagógicos, isto é, daquilo que deve equipar este tipo de profissional, a fim de assegurar seu bom desempenho, fazendo com que irradie de modo mais eficaz uma base cultural a ser partilhada pelo conjunto da sociedade. De tal forma, o estudo dos saberes prescritos para serem ensinados na Escola Normal da Corte, em 1880, no momento de sua afirmação enquanto o modelo para a formação inicial de professores primários se constitui em um estudo que busca observar quais conhecimentos eram necessários a este ‘novo' professor, formado por meio do modelo escolarizado. Ao mesmo tempo, procura-se analisar o funcionamento dessa Escola nos seus anos iniciais, ocasião em que buscava se constituir como o lócus privilegiado de preparação dos professores que ocupariam as escolas de primeiras letras na Capital do Império.

Palavras-chave: Escola Normal. Formação de Professores. História da Profissão Docente.

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Comment citer

Gondra, J. G., & Uekane, M. N. (2011). <b> Em nome de uma formação científica: um estudo sobre a Escola Normal da Corte</b>. Educação, 30(2), 55–70. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3738

Numéro

Rubrique

Dossiê: História da Educação