O trabalho docente em pós-graduação: prazer e sofrimento

Autores

  • Bruna Lecintia Carpes Souto Universidade FEDERAL DE SANTA MARIA, Santa Maria, RS
  • Carmem Lúcia Colomé Beck Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Liliane Ribeiro Trindade Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Rosângela Marion da Silva Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Dirce Stein Backes Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS
  • Rodrigo Almeida Bastos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769222871

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Docentes, Satisfação no emprego, Educação superior

Resumo

Objetivo: descrever os sentimentos de prazer e sofrimento no trabalho docente em pós-graduação na perspectiva dos docentes. Método: estudo exploratório-descritivo, qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, com seis docentes de programas de pós-graduação em nível de mestrado de uma Universidade Federal, para a análise de dados optou-se pela análise de conteúdo. Resultados: os resultados evidenciaram que a construção da identidade docente e a visibilidade e reconhecimento são importantes fatores na profissão e que o prazer no trabalho é possível quando se faz o que se gosta. O sofrimento está expresso em elementos cotidianos como sobrecarga, burocracia e frustração, embora não seja reconhecido pelos participantes da pesquisa. Considerações finais: a dinâmica dos sentimentos de prazer e sofrimento aponta que os sentimentos de prazer se sobressaíram em relação aos de sofrimento, o que sugere indícios de negação do mesmo.

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Biografia do Autor

Bruna Lecintia Carpes Souto, Universidade FEDERAL DE SANTA MARIA, Santa Maria, RS

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela UFSM, há dez anos atua como docente, no momento docente do programa de Pós Graduação em formação de Professores Pela FASEG, Atualmente em conclusão do Curso De Graduação em Pedagogia pela Faculdade Cnec.

Liliane Ribeiro Trindade, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira Especialista em Saúde do Trabalhador. Mestranda em Enfermagem

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Publicado

2017-05-31

Como Citar

Souto, B. L. C., Beck, C. L. C., Trindade, L. R., Silva, R. M. da, Backes, D. S., & Bastos, R. A. (2017). O trabalho docente em pós-graduação: prazer e sofrimento. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(1), 29–39. https://doi.org/10.5902/2179769222871

Edição

Seção

Artigos Originais

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