Educação ambiental nas escolas da rede municipal de Três Passos – RS

Autores

  • Robson Evaldo Gehlen Bohrer Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS
  • Divanilde Guerra Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS
  • Eduardo Lorensi de Souza Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS
  • Greicia Senger Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS
  • Ijaime Royer Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130818741

Palavras-chave:

Movimento, Capacitação, Recursos, Multiplicadores, Preservação

Resumo

A Educação Ambiental surgiu como movimento ecológico causado pelos problemas ambientais, e estas questões tornaram-se mais urgentes para a sociedade devido ao esgotamento dos recursos naturais, o que ocasionou um aumento dos conflitos ambientais, tornando-se cada vez mais importante a realização de trabalhos educacionais em favor do Meio Ambiente. Projetos de Educação Ambiental tornam-se importantes no sentido da promoção e da difusão dos benefícios da conscientização ambiental, onde a principal função da Educação Ambiental, envolvendo a temática “Meio Ambiente”, é a contribuição para a formação de cidadãos que promovam a preservação ambiental. A escola é um dos segmentos que compõem a sociedade contemporânea e é conclamada a atuar como um espaço de discussão e formação de práticas ambientais, devendo ser incorporada no dia-a-dia. O projeto foi desenvolvido junto a 9 escolas fundamentais. Como resultado do projeto, foram desenvolvidas duas Capacitações de Professores e multiplicadores, formulação de uma apostila de orientações sobre Educação Ambiental, bem como a construção de oficinas de brinquedos de pet, material pedagógico e, também, foram realizadas palestras ambientais com um público total de 1379 alunos do 3° ao 9° do Ensino Fundamental e a participação de 52 professores, sendo que, destes, 16 docentes tiveram a capacitação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Evaldo Gehlen Bohrer, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS

Engenheiro Ambiental graduado pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Mestre em Tecnologia Ambiental - UNISC. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Doutorado em Engenharia Civil - Recursos Hídricos e Saneamento Básico - UFSM.

Divanilde Guerra, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS

Possui graduação em Agronomia, Mestrado em Fitotecnia na área de concentração Plantas de lavoura, Doutorado em Fitotecnia e Pós-Doutorado Junior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Eduardo Lorensi de Souza, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado em Ciência do Solo pela UFSM. Licenciatura pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Ciência do Solo pela UFSM e Pós-doutorado no programa de Pós-graduação em Ciência do Solo.

Greicia Senger, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS

Bolsista na UERGS campus Três Passos.

Ijaime Royer, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Três Passos, RS

Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Referências

ALVES, J. S.; Fonseca, G. S. - Formação de educadores ambientais: Desafios e perspectivas. Revista Geográfica de América Central, 2011, pp. 1-16.

BRASIL. Lei n.° 9795 – 27 abr. 1999. Dispõe sobre a educação ambiental e institui a política nacional de política ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, 28 abr. 1999.

BRASIL. Lei no. 6.938, de 31 de Agosto de 1981. Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938. Acesso em: jan. 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988: atualizada até a Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de dezembro de 1988. Disponível em: http://www.lei.adv.br/225-88.htm. Acesso em: jan.2014.

BRITTO, C. Educação e Gestão Ambiental. Salvador: Ministério do Meio Ambiente, 2000.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. 3ªed. São Paulo: Petrópolis, 2000.

GUIMARÃES, M. A dimensão Ambiental na educação. Campinas-SP: Papirus, 2005.

GUIMARÃES, Z.F.S., Santos, W.L.P., Machado, P.F.L., Baptista, J.A. - Projetos de educação ambiental em escolas: a necessidade da sistematização para superar a informalidade e o improviso. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 7, n. 1 – pp. 67-84, 2012.

LEFF, Henrique. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável. In: REIGOTA, Marcos (org). Verde Cotidiano: o meio ambiente em discussão. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 111-129.

LOUREIRO, C. F. B. 2002. Educação Ambiental Crítica: Princípios Teóricos e Metodológicos. 01. ed. Rio de Janeiro: Hotbook. v. 01. p.66. ZUBEN, F. V. Meio Ambiente, Cidadania e Educação. Departamento de Multímeios. Unicamp. Tetra Pak Ltda. 1998.

Downloads

Publicado

2015-07-09

Como Citar

Bohrer, R. E. G., Guerra, D., de Souza, E. L., Senger, G., & Royer, I. (2015). Educação ambiental nas escolas da rede municipal de Três Passos – RS. Revista Monografias Ambientais, 14, 84–90. https://doi.org/10.5902/2236130818741

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)