Avaliação de impactos ambientais: estudo de caso no cemitério público do município de Queimadas - PB

Autores

  • Pedro José Aleixo dos Santos Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB
  • Claudeam Martins da Gama Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB
  • Lívia Poliana Santana Cavalcante Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB
  • Vera Lúcia Antunes de Lima Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130818683

Palavras-chave:

Avaliação de impacto ambiental, Cemitério, Necrochorume

Resumo

É inegável a importância do cemitério para a sociedade, seja do ponto de vista cultural, espiritual, sanitário, entretanto, por se tratar de um empreendimento que oferece alto risco de poluição ao meio ambiente e impacto psicológico à população é motivo de polêmica e preocupação por parte de vários setores da sociedade. Diante deste contexto, este estudo tem como objetivo descrever e avaliar os impactos ambientais provenientes das atividades sepultamento realizados no cemitério público no município de Queimadas – PB. Adotou-se como instrumentos de pesquisa: visitas in loco, através da qual foi realizada a observação direta e registro fotográfico do cemitério em estudo, bem como conversas informais com moradores residentes próximos ao empreendimento. Os resultados foram quantificados através de uma Matriz de Leopold adaptada, na qual foram consideradas as dimensões físicas, químicas, biológicas e antropológicas da localidade estudada. Considerando as atividades sepulcrais no cemitério público municipal da cidade de Queimadas, é possível apontar que, mesmo em condições adversas no âmbito físico, como por exemplo, quando se trata do relevo do terreno, a implementação de suas atividades é considerada viável, visto que no contexto histórico da urbanização da cidade em que está localizado, suas atividades precederam a construção de residências e pavimentação de seu entorno, no entanto, neste quesito, considera-se como relevante a adoção de estratégias para a drenagem e pré-tratamento do necrochorume gerado a partir da decomposição dos finados sepultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro José Aleixo dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Mestrando em Recursos Naturais,  Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais - PPGRN, Universidade Federal de Campina Grande.

Claudeam Martins da Gama, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Mestrando em Recursos Naturais, Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais - PPGRN, Universidade Federal de Campina Grande.

Lívia Poliana Santana Cavalcante, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Doutoranda em Recursos Naturais, Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais - PPGRN, Universidade Federal de Campina Grande.

Vera Lúcia Antunes de Lima, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Doutora em Engenharia Agrícola, Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande.

Referências

ALBUQUERQUE, H.N.; CERQUEIRA, J.S.; BARBOSA, J.S. "Os cemitérios de Campina Grande-PB e seus Impactos Ambientais". In: ALBUQUERQUE, H.N (org). Múltiplos saberes da sala de aula às atividades de campo - Campina Grande: Impressos Adilson, 2012.

BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente, Resolução nº 335, de 03 de abril de 2003. Dispõe sobre o licenciamento ambiental de cemitérios. 2003. Disponível em: http://www.aguaseaguas.ufjf.br. Acesso em: 17/11/2014.

BRASIL. Licenciamento Ambiental de Cemitérios, nº Resolução 335, de 3 de Abril de 2003. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res03/res33503.xml. Acesso em: 20/11/2014.

LELI, I.T.; ZAPAROLI, F.C.M.; SANTOS, V.C.; OLIVEIRA, M.; REIS, F.A.G.V. Estudos ambientais para cemitérios: indicadores, áreas de influência e impactos ambientais. Bol. geogr., Maringá, v. 30, n. 1, p. 45-54, 2012.

NORMA ISO 14001. Sistemas de Gestão Ambiental, Especificação e Diretrizes para uso. São Paulo, 10 de março de 2003.

MATOS, B.A. Avaliação da ocorrência e do transporte de microrganismo no aquífero freático docemitério de Vila

Nova Cachoeirinha, município de São Paulo. 2001. 113 f. Tese (Doutorado em Recursos Minerais e Hidrogeologia) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

SÁNCHEZ, L.E. Avaliação de Impactos Ambientais: Conceitos e Métodos. São Paulo: Oficina de textos, 2008.

SILVA, L.M. Cemitérios: fonte potencial de contaminação dos aquíferos livres. Anais. Congresso latino americano de hidrologia subterrânea, 4., 1998, Montevideo. Memórias. Montevideo: ALHSUD, 1998. v. 2, p. 667-681.

SILVA, R.W.C.; MALAGUTTI FILHO, W. Cemitérios como áreas potencialmente contaminadas. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, n. 9. Abril, 2008.

Downloads

Publicado

2015-07-27

Como Citar

Santos, P. J. A. dos, Gama, C. M. da, Cavalcante, L. P. S., & Lima, V. L. A. de. (2015). Avaliação de impactos ambientais: estudo de caso no cemitério público do município de Queimadas - PB. Revista Monografias Ambientais, 14(3), 10–17. https://doi.org/10.5902/2236130818683

Edição

Seção

PROBLEMAS AMBIENTAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)