Assistência estudantil na UFSC: perfil socioeconômico dos estudantes atendidos entre 2019 e 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133888221

Palavras-chave:

assistência estudantil, Permanência, Socioeconômico, Educação Superior

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar o perfil socioeconômico dos estudantes atendidos pela assistência estudantil na Universidade Federal de Santa Catarina, nos anos de 2019, 2021, 2022 e 2023. A pesquisa abrangeu dados socioeconômicos relativos à modalidade de ingresso na universidade, raça, perfil de renda e gênero. O estudo segue o percurso metodológico da pesquisa quantitativa, sendo descritivo quanto à sua finalidade. A análise dos dados revelou uma redução no número total de estudantes cadastrados, de 4.213 em 2019 para 3.279 em 2023. A maioria dos estudantes cadastrados na Prae ingressou na universidade pela modalidade de cota de escolas públicas, com renda de até 1,5 salários mínimos, e autodeclaram-se brancos. Na faixa de renda de R$ 300,01 a R$ 1.000,00 encontra-se o maior número de estudantes cadastrados na Prae. A partir dos resultados, foi observada uma leve predominância de estudantes do gênero feminino ao longo dos anos estudados. Os resultados favorecem um melhor entendimento das dinâmicas socioeconômicas que influenciam a permanência dos estudantes no ensino superior, servindo de base para futuras pesquisas e formulação de políticas públicas.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU) da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Paulista. Atualmente é assistente social na Universidade Federal de Santa Catarina. 

Nadja Margotti Mendonça, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU) da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina(2010). Atualmente é assistente social na Universidade Federal de Santa Catarina. 

Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina ,Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC (2010). Mestre (2007) e Bacharel (2005) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária. Coordenadora dos projetos Academy e LINC Digital. Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Universitária. Educação a distância e Administração de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: evasão, egressos, avaliação, empreendedorismo, estoques e compras. Participante dos grupos de pesquisa INPEAU - Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária e NEOGAP - Núcleo Estudos e Observação de Gestão, Aprendizagem e Pessoas.

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Publicado

06-08-2024

Como Citar

Oliveira, C. H., Mendonça, N. M., & Pacheco, A. S. V. (2024). Assistência estudantil na UFSC: perfil socioeconômico dos estudantes atendidos entre 2019 e 2023. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e88221. https://doi.org/10.5902/2318133888221