Indicadores de resultados educacionais no Espírito Santo: um estudo descritivo e correlacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133869330

Palavras-chave:

Indicadores de resultados educacionais, Avaliação educacional, Análise estatística

Resumo

Neste texto, apresenta-se resultados de um estudo descritivo e correlacional, a partir do desempenho obtido pelos municípios do Estado do Espírito Santo em três indicadores de resultados educacionais: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb -, Índice de Oportunidades da Educação Brasileira - Ioeb - e Indicador de Desenvolvimento das Escolas - IDE. Como resultados, verificou-se que, embora exista uma correlação estatisticamente significativa entre eles, há situações em que um mesmo município pode obter diferentes resultados educacionais, conforme a escolha do indicador analisado. Com isso, sinaliza-se para a importância de se realizar uma análise conjunta desses indicadores, considerando seus componentes, para uma melhor leitura da realidade educacional no Estado.

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Biografia do Autor

Denilson Junio Marques Soares, Instituto Federal de Minas Gerais/Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com atuação na linha de pesquisa "Educação, Formação Humana e Políticas Públicas" e estágio de doutoramento no Instituto de Educación da Universidad de Santiago de Chile (Usach/Chile). Mestre em Estatística Aplicada e Biometria e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com período sanduíche na Technische Universität München (TUM), Alemanha. Foi professor do estado de Minas Gerais, do Colégio de Aplicação (CAp-COLUNI) da UFV e atualmente é professor EBTT no Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Piumhi, onde também atuou como coordenador do Curso Técnico em Edificações. É membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA-UFES). Seus atuais interesses estão voltados para a Avaliação Educacional, Estatística Aplicada à Educação e Teoria de Resposta ao Item. 

Talita Emidio Andrade Soares, UFES

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na linha de pesquisa Educação, Formação Humana e Políticas Públicas. Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade Única de Ipatinga. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa e em Pedagogia pela Faculdade Ibra de Brasília. Possui curso técnico de nível médio em Administração pela Escola Politécnica Brasileira. Foi professora substituta no IFMG campus Bambuí entre 2019 e 2020 e atualmente é professora substituta no IFES campus Guarapari. É membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA-UFES). Seus atuais interesses estão voltados para a Avaliação Educacional, Políticas Públicas Educacionais e Educação Matemática. 

Wagner dos Santos, UFES

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes, professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Física (Mestrado e Doutorado) e do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFES. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Avaliação Educacional, Currículo e Política Educacional. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. 

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Publicado

04-04-2022 — Atualizado em 04-04-2022

Versões

Como Citar

Soares, D. J. M., Emidio Andrade Soares, T., & dos Santos, W. (2022). Indicadores de resultados educacionais no Espírito Santo: um estudo descritivo e correlacional. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e69330 , p. 1–14. https://doi.org/10.5902/2318133869330