Análise Swot como ferramenta estratégica no processo avaliativo do curso de Administração Pública do IFPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133865770

Palavras-chave:

gestão, avaliação de cursos, administração pública, IFPB.

Resumo

Investigou-se o uso da análise Swot como ferramenta estratégica de gestão para o bacharelado em Administração Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, frente à aplicação do instrumento de avaliação de cursos de graduação durante a avaliação externa para a renovação de reconhecimento do curso. A pesquisa é um estudo de caso, de natureza aplicada, abordagem qualitativa e objetivo descritivo, com coleta de dados realizada por procedimento documental. Utilizou-se a análise Swot como ferramenta de identificação dos pontos fracos e fortes, por meio dos conceitos obtidos pelos indicadores de desempenho presentes no relatório de avaliação externa in loco publicado em maio de 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vasconcelos Paiva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, Campus João Pessoa

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação do Ensino Superior pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Turismo de Base Local pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Turismo com habilitação em Marketing Turístico pela Universidade Federal da Paraíba. Técnico-administrativo do Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática Carlinda Leite (2019). Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada II do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB. É Coordenadora de Tutoria dos cursos de Pedagogia e Letras-Inglês EaD da Superintendência de Educação a Distância da UFPB. É filiada à Entidade Nacional de Pesquisa - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É Avaliadora ad doc de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Pedagogia (BASis/INEP/MEC). Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior- GAES-CNPq, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas e participa da comunidade de prática de investigação - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) - do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal), sob a liderança da Professora Dra. Carlinda Leite - link: https://www.fpce.up.pt/cafte/index.html. Integrou a Comissão de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), Área de Educação-2019, na CAPES, em Brasília/DF. Foi Coordenadora Pró-tempore e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB. Foi Coordenadora Pró-tempore do curso de Pedagogia EaD da UAB-UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da educação superior (SINAES), estudos e pesquisas em políticas educacionais relativas às questões de avaliação e políticas públicas nos processos de formulação, implementação e avaliação das ações educacionais. Trabalha ainda, com a temática educação a distância com foco na Universidade Aberta do Brasil (UAB), na perspectiva de política pública de formação e capacitação docente e/ou discente. Coordenou vários projetos de pesquisa, individuais e em equipe, financiados pelo CNPq, CAPES e FACEPE. Suas pesquisas recentes têm focado o sistema de avaliação do ensino superior, planejamento educacional e EaD.

Referências

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 22 out. 2020.

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 22 out. 2020.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o Art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Revoga o Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Diário Oficial da União de 20 de maio de 2017. Brasília: 2017a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 23 out. 2020.

CAVALCANTI, Lourdes Maria Rodrigues; GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Diagnóstico Institucional da Universidade Federal da Paraíba a partir da Análise SWOT. Revista Meta: Avaliação. Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 694-718, set./dez. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v11i33.2270. Acesso em: 23 out. 2020.

GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira; RIBEIRO, Wagner Leite. Avaliação de cursos a partir do SINAES: uma análise para melhoria da qualidade na Universidade Federal da Paraíba. Revista Educação em Questão, v. 57, n. 53, 24 maio 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/17064. Acesso em: 22 out. 2020.

HOFRICHTER, Markus. Análise SWOT: Quando usar e como fazer. Porto Alegre: Revolução Ebook, 2017.

IFPB. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Plano Pedagógico de Curso – Bacharelado em Administração Pública. Versão atualizada de fevereiro de 2017. João Pessoa: IFPB, 2017a. Disponível em: https://estudante.ifpb.edu.br/media/cursos/146/documentos/PPC_BAP_BM3Z2Qv.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.

IFPB. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Relatório de avaliação externa do Reconhecimento de Curso – Bacharelado em Administração Pública. Publicado em 29 de maio de 2017. João Pessoa: IFPB, 2017b. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/cpa/documentos/relatorios-de-avaliacao-externa/relatorio-2017-campus-joao-pessoa-administracao-publica.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação – presencial e a distância. Subsidia os atos autorizativos de cursos – autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento – nos graus de tecnólogo, de licenciatura e de bacharelado para a modalidade presencial e a distância. Brasília: INEP, 2015. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2015/instrumento_cursos_graduacao_publicacao_agosto_2015.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

SANT’ANA, T. D. et al. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: um guia de conhecimentos para as Instituições Federais de Ensino. Alfenas: FORPDI, 2017, 130 p. Disponível em: https://forpdi.org/livro.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.

SOUZA, Saulo Rodrigo Alves de; GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Autoavaliação institucional da Universidade Federal da Paraíba: diagnóstico a partir da Comissão Própria de Avaliação. Revista Diálogo Educacional, v. 20, n. 64, mar. 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26133/24105. Acesso em: 23 out. 2020.

Downloads

Publicado

01-08-2021

Como Citar

Paiva, M. V., & Guerra, M. das G. G. V. (2021). Análise Swot como ferramenta estratégica no processo avaliativo do curso de Administração Pública do IFPB. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e65770, p. 1–13. https://doi.org/10.5902/2318133865770