Estudantes de licenciatura em Educação Física com bolsas acadêmicas apresentam melhores desempenhos no Enade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133864484

Palavras-chave:

Bolsas Acadêmicas. Desempenho Acadêmico. Educação Física.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre bolsistas e o rendimento acadêmico no curso superior de licenciatura em Educação Física de instituições de ensino superior do Brasil. A amostra da pesquisa foi composta por 24.289 estudantes dos cursos superiores em Educação Física que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes no ano de 2017. Estatística descritiva foi utilizada para a análise dos dados. A partir da análise identificamos que o desempenho médio de bolsistas é maior que o de não bolsistas mesmo considerando o sexo, tipo de instituição e região geográfica de residência dos participantes. Os resultados obtidos indicam que o investimento em assistência estudantil é importante para a melhoria da qualidade da formação dos discentes das instituições de ensino superior do Brasil.

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Biografia do Autor

Francisco Laerton Teixeira Guerra, Prefeitura Municipal de Itapiúna

Especialista em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas (IFCE). Professor Efetivo da Prefeitura Municipal de Itapiúna-Ce.

Jayane Mara Rosendo Lopes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Educação (UECE). Professora Efetiva da Prefeitura Municipal de Canindé-Ce.

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Educação (UECE). Professor Temporário da  Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Leandro Araujo de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Educação (UFC). Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

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Publicado

01-08-2021

Como Citar

Guerra, F. L. T., Lopes, J. M. R., Medeiros Filho, A. E. C. de, & Sousa, L. A. de. (2021). Estudantes de licenciatura em Educação Física com bolsas acadêmicas apresentam melhores desempenhos no Enade. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e64484, p. 1–10. https://doi.org/10.5902/2318133864484