Atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas em universidades e institutos federais do Nordeste: análise dos sites institucionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133847107

Palavras-chave:

Acessibilidade, inclusão, acesso à informação

Resumo

Neste estudo apresenta-se resultados de análise da acessibilidade às informações sobre os setores de atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas nos sites das universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia do Nordeste. A partir de uma pesquisa documental, foram levantados dados de 29 sites, analisando-os a partir da estatística descritiva e análise de clusters. Os resultados apontaram que, mesmo não havendo um padrão de informações disponíveis nos sites pesquisados, é possível definir as instituições com maior e menor acessibilidade às informações sobre estes setores. A pesquisa reforça a acessibilidade nos sites institucionais como uma estratégia de superação das barreiras à inclusão, especialmente as barreiras tecnológicas, atitudinais e comunicacionais.

Palavras-chave: acessibilidade; inclusão; acesso à informação.

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Biografia do Autor

Thales Fabricio da Costa e Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Psicólogo da Universidade Federal de Campina Grande e Doutorando em Administração na Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Luana Ugalde da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Acre

Professora de Psicologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre e Mestre em Educação Profissional.

Débora Bruna Alves de Almeida, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Administradora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e Doutoranda em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Leandro Campi Prearo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração e professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Silva, T. F. da C. e, Costa, L. U. da, Almeida, D. B. A. de, & Prearo, L. C. (2021). Atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas em universidades e institutos federais do Nordeste: análise dos sites institucionais. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–13. https://doi.org/10.5902/2318133847107

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