Representações sociais de estudantes de Ciências Contábeis sobre a disciplina de Teoria da Contabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133844606

Palavras-chave:

Teoria da Contabilidade. Representação Social. Análise Prototípica.

Resumo

O objetivo foi identificar e analisar as Representações Sociais sobre “Teoria da Contabilidade” pelos estudantes. Pesquisa ocorrida em 2019, em duas fases, e aplicada a 76 estudantes do curso de bacharelado em Ciências Contábeis. Utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras através do estímulo indutor: “Quais as cinco primeiras palavras que lhe veem a mente ao ouvir o termo Teoria da Contabilidade?” Na interpretação dos dados foi adotada a Teoria das Representações Sociais. O tratamento das respostas utilizou a Matriz de Análise Prototípica. As evocações dos estudantes mostram que a visão final, quando comparada à inicial, evidenciou a absorção dos conceitos ao evocarem os termos postulado, estrutura conceitual e convenção contábil, não evocados na fase inicial.

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Biografia do Autor

Valdecir de Sousa Salgueiro Filho, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2011), Especialização em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (FAP), Especialização em Docência do Ensino Superior (FAP). Atualmente é professor de Ensino Fundamental (Geografia) da Prefeitura Municipal de Imperatriz, e estudante de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Maranhão/UFMA.

Pablo Francisco Sousa Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

Estudante de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão e integrante dos Grupos de pesquisa, Sistemas Agroindustriais e Bioenergia (SABE) e Núcleo de Estudos em Educação e Pesquisa Aplicados ao Ensino Superior de Contabilidade (NEEPESCO).

Isael Mendes de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz, atualmente tem como linha de pesquisa a contabilidade pública, controladoria e governança corporativa em esfera regional do estado do Maranhão. Atualmente faz pesquisa na área da contabilidade publica e financeira, atuando como monitor de atividades em projeto de auxilio a alunos em fase de conclusão de curso de ciências contábeis.

Cleber Augusto Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto  de Ciências Contábeis, da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz. Primeiro Lugar no Prêmio Internacional de Contabilidade - Prof. Dr. Antonio Lopes de Sá, CRC/MG, CFC e CTOC/PT (2007). Membro de Conselho Editorial e Parecerista de Revistas Qualis/CAPES. Mestre em Engenharia Elétrica, área de concentração em Ciências da Computação, PPGEE da Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2007-2010); Pós-graduado em Tecnologias Avançadas de Internet Intranet - UniCEUMA (2009); MBA em Gestão Financeira e Controladoria - Fundação Getúlio Vargas - FGV (2002); graduação em Ciências Contábeis - Uniceuma (1999).

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Salgueiro Filho, V. de S., Carvalho, P. F. S., Sousa, I. M. de, & Pereira, C. A. (2021). Representações sociais de estudantes de Ciências Contábeis sobre a disciplina de Teoria da Contabilidade. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–16. https://doi.org/10.5902/2318133844606