Possíveis implicações da produção diagnóstica nas práticas de educação especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133841347

Palavras-chave:

Práticas de Educação Especial. Escola Comum. Medicalização. Políticas Inclusivas.

Resumo

Neste texto apresenta-se uma reflexão sobre a gestão das práticas de educação especial exercidas na escola regular, considerando o contexto da educação inclusiva. Objetivou-se analisar possíveis implicações do diagnóstico nas práticas de educação especial a partir dos discursos de medicalização. A materialidade analítica do estudo foi estruturada a partir de entrevista realizada com uma professora de educação especial, de uma escola particular da rede regular de ensino do município de Santa Maria/RS. Entende-se que os discursos da medicalização que têm se constituído como mecanismo de governamento na sociedade contemporânea, podem acabar produzindo na escola a individualização de problemas que são coletivos, adoecendo assim comportamentos cujas causas são muitas vezes sociais e não orgânicas.

Palavras-chave: práticas de educação especial; escola comum; medicalização; políticas inclusivas.

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Biografia do Autor

Eliana da Costa Pereira de Menezes

Eliana da Costa Pereira de Menezes é professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5908-0039.

Endereço: Rua General Neto, 843/301 - 97050-241 - Santa Maria - RS - Brasil.

E-mail: elianacpm@hotmail.com.

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Pedrozo, G. O., & Menezes, E. da C. P. de. (2021). Possíveis implicações da produção diagnóstica nas práticas de educação especial. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–14. https://doi.org/10.5902/2318133841347

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