Currículo e educação infantil: os desafios para a gestão e professores

Autores

  • Márcia Pires Cardona Colégio Riachuelo.
  • Debora Teixeira de Mello Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133833722

Resumo

Neste texto apresenta-se resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender como os professores e gestores de três escolas municipais de educação infantil de Santa Maria/RS pensam acerca da proposta pedagógica a partir dos reflexos das diretrizes curriculares nacionais e da Base Nacional Comum Curricular. Para isso, buscou-se conhecer a realidade e o projeto pedagógico destas escolas, bem como aplicou-se um questionário pelo qual se indagou como ocorre a dinâmica de discussões e reflexões em cada uma sobre as políticas públicas, referenciais, diretrizes e currículo. Após o retorno dos questionários podemos fazer a análise das respostas com base em Bastos (2001), Cittolin (2014), Campos (1999), Dourado (2007), Kramer (2001), Kuhlmann (2001), Lück (2008), Zabalza (1998) e Rosemberg (1990). Vimos que esse tema ainda causa desconforto aos sujeitos por não sentirem-se parte dos processos e verem as políticas públicas como normas a serem seguidas.

Palavras-chave: políticas públicas; educação infantil; currículo.

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Biografia do Autor

Márcia Pires Cardona, Colégio Riachuelo.

Márcia Pires Cardona é licenciada em Pedagogia, especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria e atua como professora da educação infantil no Colégio Riachuelo.

Endereço: Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, 605 - 97105-090 - Santa Maria - RS - Brasil.

E-mail: mcardonix@gmail.com.

Debora Teixeira de Mello, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande

Ciências Humanas

Administração Escolar

Teorias do Currículo

 

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Publicado

21-08-2018

Como Citar

Cardona, M. P., & Mello, D. T. de. (2018). Currículo e educação infantil: os desafios para a gestão e professores. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 7(16), 111–126. https://doi.org/10.5902/2318133833722

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