A gestão democrática do ensino público na gangorra dos acontecimentos político-ideológicos no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133829178Resumo
O artigo apresenta extrato de uma pesquisa que objetiva compreender as mudanças na gestão da educação na rede estadual de ensino do RS, no momento em que se encaminha uma reforma na educação pública, incluindo alterações no processo de gestão. Pretende-se identificar os significados desta proposta para a democracia no ensino público, partindo do questionamento que persiste a longo tempo sobre a função da gestão democrática. O trabalho ancora-se na abordagem qualitativa de pesquisa, através da análise de material elaborado pela Secretaria da Educação e o impacto deste nos sujeitos escolares. .
Palavras-chave: gestão democrática, ensino público, política de Estado, participação.
Downloads
Referências
BARBOSA, Jane Rangel Alves. Adminstração pública e a escola cidadã. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação . Porto Alegre, V. 15, n. 2, 1999, p. 217-226.
DOURADO, Luiz Fernandes. A escolha dos dirigentes escolares: políticas de
REGAE, Santa Maria, v. 1, ri. 1, jan./jun. 2009 21
gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, Naura Syria C. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998.
MORAES, Salete Campos de. É possível a construção de políticas públicas emancipatórias em educação? Revista Portuguesa de Educação, CIED - Universidade do Minho, Portugal. 2004.
SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
STEIN, Ernildo. Aproximações sobre hermenêutica. Porto Alegre: PUCRS, 1996.
TEIXEIRA, Lucia Helena G. Cultura organizacional da escola: uma perspectiva de análise e conhecimento da unidade escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação — ANPAE. Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2000, p. 7-22.
TORRES, Leonor Maria Lima. Cultura organizacional escolar: um estudo exploratório a partir das representações dos professores. Dissertação de mestrado. Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Braga. Portugal, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.