Qualidade de jogos digitais e não digitais utilizados para o ensino de engenharia de software no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133829046

Resumo

Os jogos educacionais têm sido utilizados como uma estratégia inovadora para o ensino de Engenharia de Software (ES) no Brasil. No entanto, é essencial avaliar estes jogos para obter evidências sobre a sua qualidade. Diante disso, o objetivo deste artigo é sintetizar evidências empíricas sobre a qualidade dos jogos digitais e não-digitais utilizados para o ensino de ES no Brasil. A análise baseia-se em dados coletados de 41 estudos de caso que utilizam o Meega, o modelo mais utilizado para a avaliação de jogos educacionais, avaliando 19 jogos, envolvendo uma população de 704 alunos. Os resultados indicam evidências de que os jogos digitais e não-digitais podem contribuir para a aprendizagem, proporcionando uma experiência agradável e envolvente aos alunos e motivando-os ao estudo. Esses resultados podem orientar instrutores na seleção de jogos como métodos instrucionais e guiar criadores de jogos em relação ao desenvolvimento de novos jogos educacionais.

Palavras-chave: avaliação da qualidade, jogos educacionais, engenharia de software.

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Biografia do Autor

Giani Petri, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Giani Petri é professor do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui bacharelado e licenciatura em Sistemas de Informação e mestrado em Ciência da Computação. Seus principais interesses em pesquisa são na área de ensino de computação, jogos educacionais e engenharia de software.

Christiane Gresse von Wangenheim, Universidade Federal de Santa Catarina

Christiane A. Gresse von Wangenheim, PMP é professora do Departamento de Informática e Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Seus principais interesses de pesquisa são na área de avaliação de qualidade de software e ensino de computação. Recebeu o título de Diplom-Informatikerin pela Universidade de Kaiserlautern (Alemanha) em 1995; o título de Dr. rer. nat. pelo Departamento de Informática da Universidade de Kaiserslautern (Alemanha) em 2002. Ela também é PMP – Project Management Professional e Implementadora MPS.BR/Avaliadora Adjunta MPS.BR/SOFTEX e coordena a iniciativa Computação na Escola.

Adriano Ferreti Borgatto, Universidade Federal de Santa Catarina

Adriano Ferreti Borgatto é professor do departamento de Informática e Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua principal linha de pesquisa é a Teoria da Resposta ao Item aplicado na área da educação. Como professor atua ministrando disciplinas e orientando alunos de mestrado e doutorado em dois programas de pós-graduação. 

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Publicado

15-04-2018

Como Citar

Petri, G., Gresse von Wangenheim, C., & Borgatto, A. F. (2018). Qualidade de jogos digitais e não digitais utilizados para o ensino de engenharia de software no Brasil. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9–29. https://doi.org/10.5902/2318133829046

Edição

Seção

Artigos