Gestão e avaliação das políticas públicas para educação profissional articulada ao ensino médio (2000-2010)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176217115287Resumo
Este texto apresenta uma discussão acerca da gestão e avaliação de políticas públicas, com enfoque nas políticas públicas para o ensino médio e educação profissional do ano 2000 a 2010. Buscou-se compreender como essas políticas estão sendo avaliadas. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico sobre políticas públicas, gestão e avaliação de políticas, e realizada uma pesquisa, no site do Ministério da Educação, sobre os programas Brasil Profissionalizado, Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio Inovador. Foi possível compreender que as políticas públicas são meios de atender aos diversos interesses dos vários setores da sociedade e que essas devem ser avaliadas para a melhoria da gestão do Estado, para poder desenvolver ações eficientes e eficazes para atender às necessidades da população.
Palavras-chave: gestão, avaliação, políticas públicas, ensino médio, educação profissional.
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