Gestão e avaliação das políticas públicas para educação profissional articulada ao ensino médio (2000-2010)

Autores

  • Erika Roberta Lima IFRN
  • Lenina Lopes Soares Silva Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
  • Márcio Adriano de Azevedo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217115287

Resumo

Este texto apresenta uma discussão acerca da gestão e avaliação de políticas públicas, com enfoque nas políticas públicas para o ensino médio e educação profissional do ano 2000 a 2010. Buscou-se compreender como essas políticas estão sendo avaliadas. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico sobre políticas públicas, gestão e avaliação de políticas, e realizada uma pesquisa, no site do Ministério da Educação, sobre os programas Brasil Profissionalizado, Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio Inovador. Foi possível compreender que as políticas públicas são meios de atender aos diversos interesses dos vários setores da sociedade e que essas devem ser avaliadas para a melhoria da gestão do Estado, para poder desenvolver ações eficientes e eficazes para atender às necessidades da população.

Palavras-chave: gestão, avaliação, políticas públicas, ensino médio, educação profissional.

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Biografia do Autor

Erika Roberta Lima, IFRN

Erika Roberta Silva de Lima é estudante no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Endereço: Rua Lagoa Dourada, 4351 - 59086-430 - Natal - RN - Brasil.

E-mail: erika_limma@hotmail.com.

Lenina Lopes Soares Silva, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Lenina Lopes Soares Silva é professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.Endereço: Rua Professora Dirce Coutinho, 1873 - 59082 180 - Natal - RN - Brasil.E-mail: lenina.lopes@ifrn.edu.br.

Márcio Adriano de Azevedo, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Márcio Adriano de Azevedo é professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.Endereço: Rua Dr. Nilo Bezerra Ramalho, 1692 - 59015-300 - Natal - RN - Brasil.E-mail: marcio.azevedo@ifrn.edu.br.

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Publicado

12-10-2014

Como Citar

Lima, E. R., Silva, L. L. S., & Azevedo, M. A. de. (2014). Gestão e avaliação das políticas públicas para educação profissional articulada ao ensino médio (2000-2010). Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 4(7), 97–112. https://doi.org/10.5902/2176217115287

Edição

Seção

Artigos